Coluna Esplanada

‘Porto Seguro’ afunda pretensão do PR na Esplanada

Leandro Mazzini

A operação Porto Seguro da PF, que pegou em cheio o comandante do PR, deputado Valdemar da Costa Neto (SP), aniquila qualquer pretensão do partido de reconquistar um ministério. As consequências podem ser desastrosas para a legenda, que pode perder mais de uma dezena de superintendências que controla no bilionário DNIT. Ontem a presidente Dilma mandou exonerar do DNIT o padrinho dos ex-diretores da ANA e ANAC, José Francisco Cruz, que ocupava cargo de confiança.
Atualização Quarta, 13h40 –  José Cruz é inventariante da Rede Ferroviária Federal e não comissionado no DNIT, conforme publicado, embora trabalhasse na sede do órgão. Ele é procurador da Justiça, não foi citado no inquérito da PF, e afirma que a exoneração foi política.

ABRINDO CAMINHO. A operação acontece na iminência do programa de concessão dos portos, e da realocação de partidos na Esplanada dos Ministérios, na minirreforma de 2013.

DE FININHO. Antes da operação, o senador Blairo Maggi (PR-MT), já indisposto com Valdemar, negociava sua filiação ao PSB. É que Dilma dá ministério para ele, não para o PR.

SEGREDO DE ESTADO. Os e-mails e ligações do escritório da Presidência em SP comprometeriam, e muito, a vida pessoal do ex-presidente Lula.

LIMPA GERAL. Quem lê o inquérito sob sigilo da ‘Porto Seguro’ avalia que as exonerações no DNIT, ANA e ANAC são apenas o começo de uma limpa geral que a presidente Dilma vai fazer nas agências reguladoras.

É TRI! Com a recente condenação no STF, perto de perder o mandato de deputado e com o cerco da PF na ‘Porto Seguro’, Costa Neto virou inédito tricampeão em cerco policial.

Ponto Final

Nos bastidores, a ‘Porto Seguro’ da PF está sendo titulada de Operação Mariza Letícia..

  1. jurisbrasil

    17/12/2012 15:05:25

    Senhores, os irmãos vieira eram do PT.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso