Coluna Esplanada

Enterro dos Ossos: Governo investiga dupla

Leandro Mazzini

A Comissão da Verdade e a Comissão de Mortos e Desaparecidos da Secretaria de Direitos Humanos estão consternadas com as ossadas de duas crianças entre as de ex-guerrilheiros sob a tutela do Governo em Brasília. Miram uma ex-guerrilheira e o filho de um ex-militante.

Para autoridades que tocam as investigações no âmbito governamental, a comunista Crimeia Almeida incluiu as duas ossadas na expedição de 2001 a Xambioá, no Araguaia (TO). Na mesma expedição, Paulo Fonteles Filho pegou numa igreja ossos de um adolescente e os levou numa mala.

Agora, o governo – que tentou manter segredo – prepara a devolução das ossadas das crianças com dois problemas: não sabe quem são e como enterrar.

INVESTIGAÇÃO

A Secretaria de Direitos Humanos vai pedir à Advocacia Geral da União e à Justiça Federal autorização para traslado dos ossos e enterro em Xambioá. Mas o mistério da identidade continua. E cabe à Comissão de Mortos e Desaparecidos a investigação.

DEFUNTO ERRADO

Fonteles Filho é alvo do PCdoB, que bancou sua campanha para vereador em Belém (PA). É que descobriu-se que ‘seu morto’ era um jovem falecido em 1990. Procurado por telefone, ele não retornou.

MEMO-DRAMA

Criméia foi presa grávida de sete meses na década de 70 em São Paulo. E foi protegida por militares de alta patente. O rebento era filho do ex-guerrilheiro André Grabois. Através da SDH, a coluna tentou contato com Crimeia, sem sucesso.

A SÓS

Sem coincidência: A presidente Dilma recebeu há dias o presidente da Comissão da Verdade, Cláudio Fonteles. A reunião continua um mistério.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook