Coluna Esplanada

Advogada da presidente Dilma favorita para TSE

Leandro Mazzini

A ligação com grandes partidos chama a atenção para os três nomes que concorrem à vaga de ministro titular no Tribunal Superior Eleitoral, instituição que fiscaliza as legendas.

Tida como favorita, Luciana Lóssio advogou para Dilma Rousseff na campanha de 2010 e ganhou sua confiança. Ministra substituta, Lóssio disputa com Admar Gonzaga – que defendeu o PSD em sua criação – e Joelson Dias, ligado ao PT.

A vaga no tribunal é para substituir o ministro Arnaldo Versiani, na cota dos advogados.

Joelson tem padrinhos no PT, mas não tão ligado ao partido como os outros. Ele foi ministro substituto no TSE (2009 a 2011) nomeado pelo ex-presidente Lula.

A lista foi enviada pelo Supremo Tribunal Federal para o Palácio do Planalto dia 21 de Novembro. A escolha está nas mãos da presidente Dilma.

Embora estranho, é normal em Brasília o desfile de togados do TSE, na cota destinada a advogados, que já defenderam legendas grandes e pequenas. Segundo os próprios, nunca houve conflito de interesses.

__________________________________________________________

A CURA?

O ministro da Saúde Alexandre Padilha anuncia hoje que o governo começa a produzir uma vacina contra a diabetes.

GABINETE EXTRA

A Prefeitura de Coremas, no sertão da Paraíba, foi denunciada por fazer ‘um gato’ na rede elétrica. Para completar a piada real: o roubo de luz, contra a Energisa, foi feito numa casa de prostituição.

PATRULHA DO PÔQUER

Foi um corre-corre no famoso Village, na praia de Tambaú em João Pessoa. A gerência do hotel descobriu só domingo uma jogatina de pôquer, com lance mínimo a R$ 600, e cassino feita por hóspedes desde sexta. A polícia chegou atrasada, mas investiga.

VAQUINHA DEMOCRATA 

Não é só o PT que faz ‘vaquinha’. O DEM pegou R$ 4 milhões com empresários de SP para as campanhas de ACM Neto (Salvador) e João Alves (Aracaju).

SÁBADO VERMELHO

A executiva nacional do PCdoB reúne prefeitos eleitos e a bancada federal sábado e domingo no auditório do Brasil 21. Prévia para o encontrão com a presidente Dilma.

MESA FARTA

Advogado de mensaleiros e do enrolado ex-senador Demóstenes Torres, Kakay de Almeida Castro, pelo visto, tem honorários em dia. Divertiu-se com amigos em mesa do Zazá Bistrô de Ipanema, no Rio, até 1h de terça. Fechou o restaurante.

IPI ESCOLAR

Fabricantes reclamam: O governo ainda não deu IPI zero para microônibus de transporte escolar. Um projeto tramita na Câmara Federal para redução deste imposto, para renovar a frota nos rincões e capitais.

BRASIL NO ESPAÇO

Programa Nacional de Atividades Espaciais prevê até 2016 concluir dois satélites Sino-Brasileiros, o foguete Cyclone-4, e os Veículos Lançadores de Satélites.

PONTO FINAL

Enquanto isso, com a carga tributária, seu salário vai para o espaço.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

contato@colunaesplanada.com.br