Coluna Esplanada

Cúpula do PMDB defende Renan

Leandro Mazzini

Longe dos holofotes, integrantes da cúpula do PMDB estão intrigados e revoltados com a denúncia feita na sexta-feira (25) pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

A denúncia sobre os ''bois de Alagoas'', em que o senador é suspeito de usar notas frias para justificar bens, tramita nas gavetas da PGR desde 2007, quando o próprio parlamentar pediu para ser investigado.

A denúncia ocorre a exatamente uma semana da eleição para a presidência do Senado, dia 1º. Daí a suspeita dos pemedebistas de que Gurgel agiu para não virar alvo da cobrança da imprensa e de seus pares de toga.

Entre telefonemas, os pemedebistas ainda acusam motivação política. Um dos adversários de Renan é o senador Pedro Taques (PDT-MT), egresso dos corredores da Procuradoria no seu estado.

Renan está na mira da oposição. Apesar de favorito para a eleição de sexta, os opositores na Casa Alta prometem fazer barulho e lembrar que, além da recente denúncia, ele é suspeito de ter pagado pensão de ex-namorada com dinheiro de empreiteira, o que não foi comprovado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook