Coluna Esplanada

Cotados para governos vão presidir comissões no Senado

Leandro Mazzini

Partidos dominantes no Senado, PMDB e PT fecharam a aliança em torno do lançamento de Renan Calheiros para a presidência da Casa Alta com uma articulação casada: amarraram à aposta do sucesso da empreitada política a ascensão de pré-candidatos a governos aos comandos das principais comissões permanentes.

Tudo definido no Senado para sexta-feira. O senador Fernando Collor (PTB), que ensaia candidatura ao governo de Alagoas, presidirá a Comissão de Infraestrutura – a que fiscaliza obras do PAC de Dilma.

Pela atuação na CPI do Cachoeira, Vital do Rêgo (PMDB), que almeja o governo paraibano, foi compensado com a poderosa Comissão de Constituição e Justiça. A não menos importante Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) fica com Lindbergh Farias (PT), que num movimento adiantado já se lançou ao Palácio Guanabara. Para Assuntos Sociais (CAS) será oficializada a senadora Ana Rita (PT), expoente do cenário capixaba.

Maior plantador de soja do mundo e homem do agronegócio, o senador Blairo Maggi (PR-MT) será brindado com a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________________________

A DOIS

Os concorrentes de Renan Calheiros, senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) jantaram ontem em Brasília. Estudam lançar um só. Randolfe passou o fim de semana no Recife e se encontrou com senador da ala independente Jarbas Vasconcelos (PMDB), de quem ouviu apoio.

RENAN E OS TUCANOS

A vitória do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência do Senado está garantida na sexta, na conta de aliados. Ele prometeu cargos até para PSDB, partido que ajudou a derrubá-lo em 2007. Os tucanos manterão controle da Primeira-Secretaria, responsável por licitações e contratos. Será de Flexa Ribeiro (PA).

PT NA PATOTA

A despeito da denúncia no STF contra ele, Renan já fechou a futura Mesa Diretora da Casa Alta: Os vice-presidentes serão Jorge Viana (PT-AC) e Eunício Oliveira (PMDB-CE). Eunício porém está reticente, quer ser líder da bancada.

DISPUTA

Renan e José Sarney tentam controlar uma briga. Romero Jucá (RR), a quem prometeram a liderança do PMDB na Casa, enfrenta resistência de Eunício Oliveira (CE). Para compensar, a dupla oferece ao cearense a liderança do Bloco. Nada decidido.

DUPLA RESISTÊNCIA

Da ala dos senadores independentes do PMDB, de fato mesmo só sobraram dois: Jarbas e Pedro Simon (RS). Apesar de outras contras, ninguém ensaiou se lançar contra Renan.