Coluna Esplanada

Repercussão internacional da tragédia alerta a Embratur

Leandro Mazzini

É tamanha a repercussão negativa em todo o mundo com noticiário sobre a tragédia da Boate Kiss,em Santa Maria(RS), que o governo está preocupado com a imagem do país na iminência de três grandes eventos até 2016. O presidente da Embratur, Flávio Dino, pediu aos 11 escritórios internacionais da estatal um clipping diário e relatórios. Não descarta lançar uma campanha, se necessário, para limpar a imagem do Brasil e mostrar que o país pode receber a Jornada Mundial da Juventude, a Copa e os Jogos Olímpicos.

24 HORAS

O Itamaraty também faz clipping diário. Dino ressalta que, obviamente, o Brasil não deve “negar o problema” sobre as causas do incêndio que matou mais de 200 pessoas.

NORTE A SUL

Os escritórios monitoram o noticiário estão na Argentina, Peru, Chile, Espanha, Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Estados Unidos.

RECORDE

Vem uma notícia boa aí. O Brasil teve número recorde de entrada de turistas em 2012, cerca de 5,8 milhões. Muito disso puxado pelos eventos da Rio+20.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

___________________________________

O DINHEIRO SUMIU

É tensa a relação entre os sindicatos e a direção do fundo de pensão dos ferroviários, o Refer. Denúncia no MP Federal pede investigação do sumiço de R$ 150 milhões aplicados no Banco BVA, que foi liquidado. Há suspeita de comissões dadas ao conselho do Fundo por bancos que recebem aplicações financeiras. O Refer, em nota, acusa motivação política.

VOLTA

O recesso termina domingo, mas a bancada do PP da Câmara volta hoje para reunião com o líder Artur Lira (AL).

AFAGO

É praxe todo ano, mas neste terá um gostinho de afago. A chefia da Taquigrafia da Câmara prepara edição especial com discursos de Henrique Alves (PMDB-RN) para presenteá-lo.

CAMPANHA PURA

É fácil entender por que o senador Blairo Maggi (PR) não apoia o conterrâneo Pedro Taques (PDT) à presidência do Senado. São fortes pré-candidatos ao governo de Mato Grosso e devem polarizer disputa.

INFLAÇÃO NO LENÇOL 

Veja a inflação do verão. Um flat cobrou R$ 700 de diária na pequena Barreirinhas (MA), portão de entrada dos Lençóis Maranhenses. Resultado: com capacidade para 600 hóspedes, dia 15 de Janeiro havia 90.

LINHA OCUPADA

Favorito à presidência da Câmara, Henrique Alves faz campanha por telefone de casa, em Natal, desde a última sexta. Só chega a Brasília para o voto na segunda.