Coluna Esplanada

Por ciúme político, prefeitos recusam doações de deputados

Leandro Mazzini

Apenas dois de muitos casos de ciumeira política em 2012. Em Minas Gerais, um prefeito do DEM recusou um microonibus para transporte escolar doado pelo deputado federal Reginaldo Lopes, só porque o parlamentar é petista.

Por ser da oposição, outro alcaide de cidade vizinha recusou R$ 1 milhão para obras, oferta de emenda do deputado federal Renzo Braz (PP). O parlamentar ressalta que a emenda foi oferecida, empenhada mas não executada.

E as populações de ambos os municípios nada souberam.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

____________________________

RISCO POLÍTICO 

Com plenário lotado na sexta, não havia um extintor sequer dentro do Senado Federal. E o que não falta ali é mandatário incendiário.

PROSPECÇÃO

Guido Mantega anuncia na terça, em São Paulo, para o mundo, detalhes do leilão para exploração nos campos de pré-sal.

SAL GROSSO…

Depois de perder por 56 votos a 18 a eleição para presidente do Senado para Renan Calheiros (PMDB-AL), o senador Pedro Taques (PDT-MT) foi a uma churrascaria almoçar com o senador Blairo Maggi (PR-MT) na sexta. Ambos são pré-candidatos ao governo do Mato Grosso.

 … E LA DOLCE VITA 

Maggi, que comandará a Comissão de Meio Ambiente na Casa, também começa a sondar o terreno para a campanha. Levou de Cuiabá para Brasília em seu jatinho o próprio Taques e donos de jornais do Estado para estreitar relações.

TURBULÊNCIA NO CHÃO 

As duas maiores companhias aéreas fazem lobby forte no projeto 6716/09, novo código brasileiro aeronáutico, para barrar emenda que propõe voos de cabotagem no Brasil, em que aéreas estrangeiras podem operar rotas domésticas por causa da demanda. os voos de cabotagem já foram autorizados no Chile, com companhias asiáticas, e na Austrália. Curiosidade é que o presidente do Chile é o dono da maior voadora de lá.

DUPLA DO BARULHO

Amanhã Henrique Alves será eleito presidente da Câmara, e Eduardo Cunha líder do PMDB na Casa. Dilma Rousseff não se intromete, mas não bate com nenhum deles.

FOGO NA GAVETA

Respinga no Congresso a responsabilidade sobre legislação nacional para segurança em casas noturnas. Projeto de Elcione Barbalho (PMDB-PA), que regulamenta funcionamento, está engavetado na Câmara desde 2007.

NOS CÉUS 

Não saciado com helicóptero que comprou ano passado, um deputado federal do Centro-Oeste procura um jato Falcon. Por baixo, sai a US$ 50 milhões.