Coluna Esplanada

Renan vai “importar” nome para Secretaria de Transparência

Leandro Mazzini

O presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), estuda nomes independentes, como diretores de ONGs, não ligados a políticos e sem qualquer apadrinhamento de senadores para ocupar a Secretaria da Transparência que prometeu em sua posse.

Será criada após o Carnaval. No esforço de apagar o escândalo de 2007 junto à sociedade, hoje – se houver tempo na agenda – ou depois do feriado ele reúne a Mesa Diretora e anuncia uma limpeza: cortes de cargos e diretorias.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

__________________________________

LIMPEZA DE ALVES

A limpeza do presidente da Câmara, Henrique Alves, no segundo dia como presidente, foi literal. As quadras onde moram os deputados foram tomadas por tratores, pás e cortadores de gramas.

SOBE E DESCE

O líder do PMDB Eduardo Cunha (RJ) anda distante do Planalto. Ontem às 17h, com líderes da base no Palácio, ele visitava a presidência do… DEM, no 26º andar do Senado. À coluna, Cunha explicou que escalou o deputado Marcelo Castro (PI) para representá-lo no debate sobre Orçamento.

RAPAPÉ

O vice-presidente Michel Temer recebeu no Palácio do Jaburu na noite de segunda os principais nomes do PMDB para um jantar de poucos, no qual teve muito a comemorar. Com exceção de expoentes da bancada mineira, que ficará sem ministério reivindicado, ninguém saiu triste dali. Eduardo Cunha soltou: ‘Estamos todos afinados’.

O NOME

O baiano Walter Pinheiro (PT) tornou-se um dos senadores mais paparicados do Congresso. Sob sua mesa está a relatoria do projeto que cria a Secretaria de Microempresa de Dilma, e a nova tabela do FPE. Já cobrou o presidente Renan.

INTROSPECÇÃO

Com derrota para a presidência da Câmara, a ex-vice Rose de Freitas (PMDB-ES) recolheu-se ontem decepcionada com os votos que teve. A conta era outra. Agora ministra do TCU, a ex-deputada Ana Arraes (PE), filha do saudoso Miguel, disse um dia à coluna: ‘Papai me ensinou que a dor do voto é maior que a dor do amor’.

DEMISSÕES

O novo líder do PMDB na Câmara mandou para rua ontem uma funcionária com 20 anos de experiência e surpreendeu o gabinete. Não será surpresa no Senado. Em nova roupagem, Renan Calheiros vai passar a vassoura em cargos de confiança de décadas.

INFLAÇÃO NO PLENÁRIO

É só coincidência, ou não. No dia que tomou posse a nova Mesa, o café espresso na lanchonete do SENAC da Câmara subiu 25%, para R$ 2,50.