Coluna Esplanada

Citação do Papa fez PT realizar “operação abafa” na campanha de Dilma

Leandro Mazzini

A despeito da escolha do novo Papa, não será surpresa se a presidente Dilma Rousseff não for a Roma para sua posse.

Em 2010, ficaram abaladas as relações da então candidata do PT à Presidência com o Vaticano, quando o papa Bento XVI, a poucos dias da eleição, pediu à Igreja no Brasil que combatesse ideias sobre aborto.

À época, posições contraditórias da petista para a imprensa causaram desconforto na equipe de campanha e principalmente polêmica nas comunidades cristã e neopentecostal. Numa emergência eleitoral, o bancou o resgate de imagem junto a líderes religiosos.

Com o assunto em voga agora, descerra-se a cortina de uma operação abafa, confirmada pelos dois missionários incumbidos pelo ex-presidente Lula. Ele escalou os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ) e Magno Malta (PR-ES) para a missão. Ambos evangélicos, eles viajaram no jatinho do ex-vice José Alencar e em poucos dias visitaram capitais para acalmar líderes religiosos e pastores. O discurso foi um só: Dilma era contra o aborto, e ponto. Além de pedir votos para a petista, evidentemente.

O ministro Gilberto Carvalho, católico e muito próximo da igreja, atuou junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que se posicionara com ceticismo quanto a Dilma.

Agora, a presidente pode ter uma justificativa caso não queira ir a Roma em Março ou Abril. A posse do futuro Papa é bem próxima à visita do novo pontífice ao Rio, em Julho, para a Jornada Mundial da Juventude.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________________

CAUSA E EFEITO

Não foi surpresa em Sergipe o governador Marcelo Déda (PT) ser vencido pela Assembleia na votação do Proinvest – a ajuda da União para obras de infraestrutura. Desde que assumiu, Déda tirou dos prefeitos verbas do estado para obras e passou a gerenciá-las. Isso causou uma gritaria constante também dos deputados. Enquanto estancou eventuais desvios, digamos,  de finalidades, Déda angariou gratuitamente a fúria discreta até de alguns aliados. Como gosta muito dele e soube da situação, a presidente Dilma dará outra chance: prorrogou prazo.


APOSTAS PAPAIS

De um ‘cardeal’ sem posto: Numa necessária virada histórica da Igreja, o Papa pode sair da África (o primeiro negro) ou do Brasil (o primeiro latino). A grande chance da Igreja, que vem perdendo fiéis nos dois continentes, está nas mãos dos votantes. A maioria dos cardeais votantes são da Europa, daí o favoritismo pender para arcebispo de Roma ou Áustria. Mas o nigeriano Francis Arinze lidera o rank.

MICO

Uma pertinente: na visita que o Papa Bento fez ao Brasil em 2007, a primeira-dama dona Marisa foi flagrada em foto beijando a própria mão ao pegar a do pontífice.

LÁ, COMO CÁ

Basta consulta online. Foi só a demanda para Roma aumentar que as aéreas europeias metem a mão no consumidor. As tarifas low fare que não passavam de 50 euros para a capital romana, de qualquer ponto do continente, já custam 300 euros.

BRASIL LÁ FORA

A Embratur mandou bem. A um ano da Copa, promoverá 13 feiras e workshops em nove países, entre eles Alemanha, EUA, Namíbia, Peru, Itália, Uruguai, México e Espanha, onde aliás os brasileiros ainda são muito mal vistos. Infelizmente.

PERIGO NA DISNEY

O alerta ontem do miniditador da Coréia do Norte, que testou bomba nuclear, é prova de que o falecido pai era quem segurava o ego dos seus militares. O garoto perdeu o controle e, porta voz dos generais, já ameaça guerra a EUA, Japão e Coréia do Sul.

BLOCO DOS LARÁPIOS

Pelo menos seis fotógrafos tiveram seus celulares furtados na Sapucaí do Rio. E só no sábado.

PONTO FINAL

Enfim, o ano começa hoje.