Coluna Esplanada

Deputado deixa PT por Marina: “Partido foi vendido para a família Sarney”

Leandro Mazzini

Dois deputados já ‘caíram’ na Rede de Marina Silva. Domingos Dutra (MA) e Walter Feldman (PSDB-SP), por motivos diferentes.

O petista está revoltado com os rumos da legenda no estado, desde 2010, quando houve intervenção da Executiva Nacional. A mando do então presidente Lula, o PT teve de desfazer aliança aprovada com Flávio Dino (PCdoB) para o governo do estado, na campanha, e se aliar a Roseana Sarney. ''Tem uma série de motivos (para justificar a desfiliação), mas o fator principal é que o PT foi doado para a família Sarney”, protesta Dutra.

Segundo o petista maranhense, o problema é geográfico. ''O problema é o PT local, que violou a democracia interna. A crise do PT nacional no caso do mensalão não contribuiu para minha decisão''.

Walter Feldman fala em novos ares, que já fez sua história no PSDB de São Paulo. Avisou aos principais expoentes da decisão, mas ainda não conversou com o governador Geraldo Alckmin. “Conversei com José Serra, ele ficou triste”.

Marina por ora tem mais amigos que aliados na Rede. Notou-se a presença sábado, no lançamento, de potenciais militantes. Guilherme Sirkis, filho do deputado Alfredo (PV) – que também deve entrar na Rede -, e o sociólogo Luiz Eduardo Soares, do Rio.

Uma presença discreta no fundo do auditório no sábado: Maria Aurilene da Silva, a ‘cara’ da irmã Marina, foi a Brasília prestigiá-la. Ajudara a fundar o PT do Acre, mas não passou pelo PV. Agora, está com a mana na Rede.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook