Coluna Esplanada

Na Câmara, PT vai priorizar a reforma política

Leandro Mazzini

Fontana

Após ter arrastado durante todo o ano passado, sem esforço, o projeto de lei da reforma política relatado por Henrique Fontana (PT-RS), o PT resolveu colocá-lo como prioridade para este ano.

O motivo é para não ser atropelado pelo projeto de lei de iniciativa popular que vem aí, pelas mãos dos idealizadores da bem sucedida Ficha Limpa. Fontana diz que o “esteio é o financiamento público”.

O líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE), acredita que o financiamento público vai acabar com “pelo menos 80% do caixa 2”.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

___________________________________

CHEGA PRA LÁ

Ex-presidente da CPI dos Correios, o senador Delcídio Amaral (PT), que viajou, não foi convidado por Zeca do PT para desagravo a José Dirceu hoje em Campo Grande.

ESTRELA DA TV

O deputado petista Amauri Teixeira (BA) tornou-se o Mão Santa (o querido ex-senador) da Câmara: é o 1º a chegar, o último a sair, e sempre que pode preside as sessões vazias.

TÔ TRISTE

O fato não saiu dos gabinetes ainda. O deputado Cadoca, dirigente do PSC em Pernambuco, foi rifado no estado pelo pastor Everaldo, presidente nacional.

BRASIL É TOUCH

O deputado Giovani Cherini (PDT-RS) protocolou projeto (4978/13) que regulamenta a extração do mineral raro nióbio no país. O Brasil tem, acredite, 98% das reservas. Ele é usado pela indústria aeroespacial, nuclear e na tecnologia touch. O mundo está de olho no nióbio brasileiro, já assunto da coluna. As maiores reservas estão em Araxá (MG), Catalão (GO) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

QUASE-FOLGA

A presidente Dilma pediu a José Sarney para segurar a licença em pelo menos duas semanas até que se resolva no Congresso o impasse do Orçamento 2013.

HFA

O deputado Izalci (PSDB-DF) almoçou com a diretoria do Hospital das Forças Armadas e viu o cardápio: Orçamento está apertado, e de 32 médicos que passaram em concurso, só dois aceitaram assumir, com salário abaixo de R$ 3 mil. Izalci pediu audiência com a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil do Planalto. A turma do HFA pede plano de carreiras. O HFA é referência. Foi lá que a mãe da presidente Dilma ficou internada, e onde o assessor da presidente, Marco Aurélio Garcia, fez cirurgia cardíaca.