Coluna Esplanada

Ex-ministro do STJ será Secretário da Transparência do Senado

Leandro Mazzini

Ag. Senado – Arquivo

Denunciado no Supremo Tribunal Federal pelas mãos do Procurador-Geral da República, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), buscou nas altas rodas do judiciário o nome para a sua Secretaria da Transparência, órgão que criou para marcar a nova gestão.

Renan convidou o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça Carlos Fernando Mathias de Souza (foto) para assumir a Secretaria. O jurista aceitou o desafio.

Desembargador aposentado do TRF da 1ª Região, Carlos Mathias é vice-reitor da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis). Em questão de dias, trocará de cargo e de sala. Com visibilidade muito maior, a partir de agora.

Os destinos de Mathias de Souza e Renan se cruzam cinco anos após ambos vivenciarem situações opostas nas carreiras. O primeiro atuou como ministro convocado do STJ de Agosto a Dezembro de 2007. No mesmo período, Renan resistia na Presidência do Senado sob pesada artilharia da oposição – e depois renunciou ao cargo para preservar o mandato.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________________________

VOLTA DA ARENA

Depois do neo PSD, vem aí o novo Arena. Isso mesmo. O partido está de volta e coleta assinaturas. Tem até site http://arenadf.com.br.

CHAPA QUENTE

A despeito da onda de ataques e chapa quente nas ruas, as excelências catarinenses engendram para ano que vem: Raimundo Colombo (PSD) à reeleição com vice do PMDB. E Ideli Salvatti (PT) para o Senado.

SALDÃO

Causa frisson entre políticos que vão a Nova York uma lojinha de móveis italianos em Manhattan, de propriedade de uma nobre excelência de Brasília.

SEM APAGÃO

Mal chegou de Brasília, o tricolor Marcio Fortes, presidente da APO, correu para o Engenhão mas amargou a derrota do Fluminense para o Grêmio. Saiu satisfeito com uma prova: o estádio está sem risco de apagão para os Jogos de 2016. Há dois anos, o estádio sofreu apagão na partida do Flu contra o Libertad. O Engenhão agora tem uma linha exclusiva instalada pela Light, que atenderá também as provas futuras das Olimpíadas ali.

PONTO FINAL

Após Michele anunciar o Oscar para ‘Argo’, faltou Obama aparecer e decretar a invasão do Irã.