Coluna Esplanada

Pós-Aécio esquenta sucessão em Minas

Leandro Mazzini

Alberto Coelho

Esboça-se o cenário das montanhas: o prefeito reeleito de Belo Horizonte, Marcio de Lacerda (PSB), aliado de Aécio Neves e Eduardo Campos, não quer encrenca. Avisou à cúpula do PSDB que decidiu não aceitar indicação para o governo de Minas. De nenhum dos dois padrinhos.

O governador Antonio Anastasia, cria de Aécio, deixa o cargo em Abril de 2014 para se candidatar ao Senado. O vice Alberto Coelho, do PP, assumirá e será testado em pesquisas semanais. Caso deslanche, é o nome natural do grupo político ao Palácio da Liberdade e assim Aécio potencializa o PP como parceiro para o Planalto.

Em caso contrário, de insucesso do vice, a opção do PSDB é lançar ao governo o deputado federal Marcus Pestana, ou Dinis Pinheiro, presidente da Assembleia.

Na moita, o senador Clésio Andrade (PMDB) já articula para ser o vice na chapa ao governo; ou numa reviravolta, se Anastasia desistir, tenta de novo a vaga no Senado pela chapa. Irmã de Aécio Neves, Andrea Neves não é candidata a nada. Terá papel fundamental no staff da campanha presidencial do tucano, garante um aliado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________________________

CATARSE 

Senhorinha mãe de militante do PT parou o líder na Câmara, José Guimarães (CE), e revelou que chorou ao vê-lo na TV, dia desses, falar que já comeu muita farinha.

CHUMBO GROSSO 

As bancadas do Rio e Espírito Santo planejam manobras regimentais para procrastinar ao máximo a votação do veto de Dilma sobre royalties, marcada para terça. O presidente do Congresso, Renan Calheiros, se disse suscetível a aceitar todos os requerimentos. Enquanto em outra frente as assessorias jurídicas dos dois governos já têm ação pronta para o STF.

APERTO NA CASERNA

O senador Ricardo Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, apresentará requerimento para questionar o Ministério da Defesa sobre o costumeiro aluguel de prédios históricos no Rio para festas, bailes e casamentos.

DESARMA…

O deputado Cláudio Cajado quer revogar o Estatuto do Desarmamento, referendo de 2003. Relator do projeto 3722 de 2012, ele acredita que o brasileiro ficou mais inseguro e impotente diante das ondas de ataques nas principais cidades.

… E ARMA 

O projeto avança na Câmara. Cajado defende, entre outros pontos, que se altere os rigorosos critérios na legislação para porte de arma, e que o cidadão possa adquirir até nove armas de fogo, em vez de seis.

NA LINHA

O governo do DF fez chamamento para elaboração do projeto do VLT do Aeroporto à Asa Sul. Estava parado na Justiça desde o governo Arruda, quando fez o então presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciar a obra num mico internacional.

EMINÊNCIA 

Surge nas hostes do PSDB a tese de que Aécio Neves, se não assumir a presidência do partido na convenção de Maio, indicará o ex-ministro Pimenta da Veiga para a vaga. É nome respeitado em todas as correntes da legenda. Pimenta, que administra seu escritório de advocacia em Brasília, estava no plenário do Senado no dia do discurso de Aécio em que atacou o PT.