Coluna Esplanada

Julgamento do Mensalão ganha as livrarias

Leandro Mazzini

A guerra jurídica e política do julgamento da Ação Penal 470, o Mensalão, se estendeu às livrarias.

Após o lançamento do livro de Merval Pereira, Mensalão, o dia a dia do maior julgamento da história da política do Brasil (Record), a Geração Editorial mandou para as vitrines A outra História do Mensalão, do também jornalista Paulo Moreira Leite.

O livro de Merval é apresentado em sinopse como uma coletânea de artigos, na qual o autor vai ''pintando um cenário do qual emergem grandes personagens, heróis ou vilões, tudo em prol da transparência e em benefício dos fatos''.

Já a obra de Moreira Leite aponta o julgamento como contraditório e político. Destaca a sinopse, no mesmo site de uma livraria: ''As acusações, sustenta o autor, foram mais numerosas e mais audaciosas que as provas (…)  Independentemente do que possamos aceitar, nos limites da lei e de nossa moral, o fato é que, se crimes foram cometidos, os criminosos deveriam ter sido, sim, investigados, identificados, julgados e, se culpados, condenados na forma da lei. Que se repita: na forma da lei. É ler, refletir e julgar. Há dúvidas – infelizmente muitas – sobre se foi isso o que de fato aconteceu''.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook