Coluna Esplanada

Major Curió aceita depor na Comissão da Verdade

Leandro Mazzini

A Comissão da Verdade, instalada pela Presidência da República para apurar crimes no regime militar, começa este mês a série de audiências com militares que participaram diretamente no combate a grupos subversivos.

O primeiro a ser ouvido é Sebastião Rodrigues de Moura, o Major Curió, um dos mais polêmicos personagens da ditadura. Convidado esta semana, ele aceitou depor para o grupo de trabalho em Brasília.

Em agosto passado, apesar da anistia ampla, Curió foi denunciado pelo MP Federal por sequestros e mortes de guerrilheiros no Araguaia (TO). A Justiça Federal do Pará acolheu ação do MPF contra Curió, por sequestro e morte de cinco guerrilheiros em 1973.

O militar mora em Brasília, tem 78 anos, e apesar do título é tenente coronel da reserva do Exército. Foi ele quem comandou o combate à Guerrilha do Araguaia nos anos 70.

Mais oficiais da reserva estão dispostos a falar e agendam ida à Verdade, no CCBB. O convite a Curió, o primeiro deles, foi decidido na última reunião da comissão.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________

SOIS REI

 

O presidente do STF abriu precedente perigoso ao chamar o repórter do Estadão de “palhaço” e mandá-lo “chafurdar no lixo, como faz sempre”. Em nota de desculpas, a assessoria alegou “cansaço e fortes dores”. A repercussão no Congresso foi imediata: “Será que ele estava com dores quando condenou os mensaleiros?”

AH, EXCELÊNCIA..

O mau humor do ministro Barbosa contradiz, e muito, o alto astral com o qual circula por bons restaurantes da capital. Como na noite de 11 de Janeiro em mesa de happy hour com amigos no Balcony Bar, onde foi paparicado por fãs … jornalistas.

OSSADAS

A Comissão de Direitos Humanos não tem data ainda para devolver as ossadas de duas crianças encontradas junto aos ossos de 23 guerrilheiros mortos no Araguaia, guardadas em sala-cofre de hospital universitário. O caso foi revelado pela coluna. A Comissão afirmou que as duas ossadas não têm ligação com os guerrilheiros, e investiga a inclusão ilegal delas na expedição de 2001 a Xambioá (PA).

PODER 'PARALELO'

Licenciado para a campanha, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) acredita que será eleito no sábado grão-mestre do Grande Oriente do Brasil da Maçonaria.

DOIS LADOS 

O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) assume hoje a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, e o colega João Magalhães (PMDB-MG), se nada mudar, será eleito para a Finanças e Tributação. O primeiro é ficha limpa, o segundo alvo da PF.

MAKING OFF 

Vice de Cabral e natural candidato à sucessão no Rio, Luiz Pezão andou pelo Congresso ontem com todos os passos filmados por cameraman de sua futura equipe de campanha.