Coluna Esplanada

Líder do PMDB inclui emenda contra OAB na MP da Conta de Luz

Leandro Mazzini

Não é de hoje a pendenga entre o deputado Eduardo Cunha (RJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil sobre o Exame da Ordem. Mas o líder do PMDB incluiu uma emenda que extingue a obrigatoriedade da prova na Medida Provisória 605, a que viabiliza a redução da conta de luz prometida pela presidente Dilma. Sem ligação com o tema, é o chamado ‘contrabando’. Cunha tem esperança de que ela passe em plenário. A MP é relatada pelo aliado e apadrinhado do líder, Alexandre Santos (PMDB-RJ).

Foram apresentadas 37 emendas. Com exceção da nº 7, de Cunha, todas as outras sobre o setor energético. Ele é contra o exame e a cobrança, e cita como exemplo outras profissões.

No novo texto, o líder do PMDB propõe que a licença para exercer o cargo de advogado seja concedida “automaticamente após a graduação em direito”.

À Coluna, o deputado explicou que apresentou a emendaem outras MPsanteriores, sem correlação com o assunto. E explica a insistência: ‘Água mole em pedra dura…’

________________________

APAGÃO PARLAMENTAR

Fonte essencial, o site <www.transparenciabrasil.org.br>  tem o link “Excelências – Como se comportam os nossos parlamentares”. Mas ao clicar, o leitor encontra: “A Transparência não mais consegue manter atualizadas com precisão as informações publicadas no projeto”. Pelas trapalhadas que conhecemos dos políticos, não é difícil adivinhar a avaliação.


MAIS VAGAS

O reitor da Ulbra e o deputado Goergen (PP-RS) foram ao Ministério da Educação chancelar mais 49 mil bolsas de estudo na instituição num prazo de 15 anos, dentro do Proies, o programa de reestruturação das universidades em dívidas com a União.

GALÃ

A apresentadora Sabrina Sato passou parte da tarde com o deputado Tiririca (PR-SP) no Congresso, gravando para a Band. Ambos solteiros, ele propôs namoro. O parlamentar revelou que cheira bem. ‘Gasto um frasco de perfume por semana’.

PROSPECÇÃO

Mega construtoras do país namoram o governo do Espírito Santo. Há esboço para um túnel submarino entre Vitória e Vila Velha. A alta ponte ficou pequena.

OLHO VIVO

Governador de Pernambuco e presidenciável assumido, Eduardo Campos (PSB) tem encomendado estudos sobre Pacto Federativo. Deve ser o mote da eventual campanha ano que vem.

PAPÉIS INVERSOS

O novo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o polêmico Pastor Marco Feliciano, saiu do plenário ontem cercado com 10 seguranças. Poucos minutos depois, o presidente da Câmara, Henrique Alves, estava no aeroporto apenas com dois assessores. Feliciano teme ser atacado por integrantes de movimentos GLBT, alvo de suas críticas. Já Henrique ocupa o terceiro cargo mais importante do país.