Coluna Esplanada

Presidente do PDT negocia palanque para o PSDB no Rio

Leandro Mazzini

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, dá sinais de independência em relação à presidente Dilma, apesar de ter retomado conversas com ela e o ministério do Trabalho via Manoel Dias.

Uma semana antes da troca na pasta, ele almoçou a sós com Aécio Neves em Brasília, o pré-candidato do PSDB à Presidência. No cardápio, cenários para 2014.

No Sábado, após a posse de Manoel Dias no Planalto, Lupi voltou no jatinho do vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e revelou a possibilidade de aliança aos tucanos no estado.

Com o PSDB fraco no Rio, Aécio procura um partido com potencial no estado, caso do PDT – que pode se aliar aos tucanos ou até lançar candidato com vice do PSDB.

Antes disso ambos se fortalecem em seus partidos, o que poderá beneficiar diretamente o projeto de ambos de eventuais chapas regionais.

Lupi deve ser reeleito presidente na convenção nacional do PDT amanhã, em Luziânia (GO). O concorrente é o ex-governador gaúcho Alceu Collares.

Para controlar o partido e afastar qualquer pretensão de volta de José Serra, Aécio Neves já articulou e será alçado presidente do PSDB dia 19 de Maio.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________________

O “CORTE”

A despeito da limpa prometida pelo presidente Renan Calheiros (PMDB-RN), o Senado tem dado jeitinho. Não tem havido demissão e sim extinção de funções para os comissionados. A manobra é simples: os gabinetes e diretorias estão economizando, como pretendido por Renan, ao cortar os milionários adicionais para os funcionários.

LEILÃO

Desde que anunciou saída do PSC, o deputado Cadoca (PE) virou alvo de leilão. Já foi procurado por PCdoB, através da líder Manuela Dávila, PDT, PP, PR e PTB. Ontem conversou com o vice-presidente Michel Temer.

TO BRABO

Cadoca estava insatisfeito com a intervenção do presidente do PSC, pastor Everaldo, no diretório de Pernambuco, ao realocar ex-desafeto e também aceitar filiação do prefeito de Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral. ‘Investi cinco anos no diretório’, lamenta.

COFRINHO

A despeito do bom currículo de Cadoca, o assédio é fruto da ambição política: é que quanto mais deputados, maior é o naco do fundo partidário para a legenda.

TELA DA FÉ

O pastor Valdomiro Santiago, fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, está perto de fechar a compra da CNT. Nas contas, em poucos anos gastaria com aluguel de grade o valor que pagará na rede. Mesmo que isso custe a venda do seu jato intercontinental.

COMEÇOU 2014

O senador Humberto Costa (PT-PE) mandou um recado para o governador Eduardo Campos, presidenciável do PSB e controlador do porto de Suape. Disse em audiência pública que a expansão do porto não é licitada para ‘favorecer a monopólios’.

OI E TCHAU

Condenado a 12 anos de prisão pelo STF no processo do Mensalão, o ex-diretor do BB Henrique Pizzolatto desfilou pelo Congresso ontem com comitiva (não policiais).