Coluna Esplanada

APO faz maratona contra risco de apagão nos Jogos de 2016

Leandro Mazzini

Fortes: até energia entrou na agenda

O presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes, desde que assumiu o cargo entrou numa maratona literal de compromissos para pular obstáculos até 2016, para evitar imprevistos ou repetir erros que se veem agora nas obras dos estádios da Copa e de mobilidade urbana nas capitais-sedes. Mas no salto para ganhar tempo, há uma prioridade a pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Preocupado com a infraestrutura energética do país, diante da série de recentes apagões no Sul, Sudeste e Nordeste, o COI estipulou requisitos de fornecimento de energia para os estádios que pretendem sediar os jogos de futebol eliminatórios, que tradicionalmente precedem a abertura das Olimpíadas.

Fortes tem visitado várias capitais para tratar do assunto. As eliminatórias acontecerão em Salvador, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. Com esta agenda, dia 14 último, Fortes esteve com ACM Neto, prefeito de Salvador. Na Quarta, ele passou por SP para ouvir as autoridades do setor, e dia 1º desembarca em Brasília. Há uma preocupação do governo em não fazer feio diante de todo o mundo com o risco de quedas de energia, que sejam mínimas.

Quando o Brasil foi anunciado sede da Copa do Mundo de 2014, faltavam sete anos para o evento – era muito tempo, na visão equivocada de gestores de variados segmentos, inclusive os públicos. Tempo passado, o peculiar e notório 'jeito brasileiro' para adiar projetos nota-se no desespero de muitos, em todas as capitais-sedes, para entregar as obras às portas do evento.

Fortes mantém agenda constante de interação com grupos de trabalho local e estrangeiros – há uma consulta direta com os organizadores dos Jogos de Londres – e série de viagens por capitais para tratar do tour da Bandeira Olímpica (objeto sagrado para o COI, só pode ser tocada na abertura e encerramento dos Jogos)

A APO prepara um site bilingue para divulgar suas atividades e investirá nas redes sociais para mobilizar a população para os eventos preparatórios dos Jogos. Já estão no ar o Twitter @apogovbr e a página do Facebook Autoridade Pública Olímpica.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook