Coluna Esplanada

Sistema “Guardião” é o motivo da briga entre Polícia e MP

Leandro Mazzini

O sistema Guardião, software de alta tecnologia que grampeia centenas de linhas simultaneamente, é o cerne da guerra entre procuradores e delegados sobre a Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, que tira do Ministério Público competência para investigações criminais e os restringe às polícias.

Há suspeitas de que, além das Polícias Civil e Federal, MPs estaduais já usem o sistema. Em maratona pelos estados, os delegados falam abertamente sobre a preocupação do uso descontrolado.

A empresa catarinense Dígitro, já procurada anteriormente pela coluna, sempre negou que tenha negociado com entidades que não fossem das Polícias. O Sistema Guardião, já usado pela PF, vale milhões de reais.

Em críticas veladas, delegados da PF têm citado seguidos vazamentos de importantes inquéritos. Sempre apontam como responsáveis os procuradores.

O autor da PEC é o deputado ex-delegado federal Lourival Mendes (PTdoB-MA). Ele frisa que o MP poderá ‘acompanhar o processo de investigação’, mas não realizá-lo. Políticos alvos de procuradores obviamente comemoram, e aceleram a tramitação no Congresso.

Quem tomou a frente da campanha é a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, que percorre as capitais para detalhar a PEC e defender proposta junto à sociedade. A última parada foi Macapá (AP).

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

__________________________

FOZ$$A$ 

Cenário 1: A Foz do Brasil pretende faturar R$ 18 bilhões, por 35 anos, operando o saneamento do grande Recife. Cenário 2: o governo de Pernambuco abriu mão desse dinheiro, ao conceder os serviços para a empresa braço da Odebrecht.

PRIMEIRA MARCHA 

O Governo do Distrito Federal faz esta semana balanço da intervenção nas empresas de ônibus do Grupo Amaral. Os números são positivos, mas parou por aí.

VÉSPERA DO FIM  

Pode ser só coincidência. A ex-governadora do Pará Ana Julia (PT) almoçou a sós com o deputado Cláudio Puty (PT), presidente da CPI do Trabalho Escravo, na véspera do fim da comissão, sem indiciados. O Pará é um dos estados que mais registrou casos.

ESPECTADOR

Evangélico, o líder do PR na Câmara, Garotinho (RJ), quer distância do problema em que se metera  os colegas do PSC com o pastor Feliciano na Comissão de Direitos Humanos. Se sai com essa:  ‘conselho eu dou, mas o que fazer é com ele’.

EPA, EPA 

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear (Gol, TAM, Azul e Avianca), tem assento não remunerado no conselho da Anac. Apesar de condenado em 2ª instância por improbidade quando presidente do Anhembi e direitos políticos cassados.

AFAGO

Numa costura interna de Renan Calheiros, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) assumirá a vice-presidência da Comissão Mista do Orçamento.

SOU O CARA

Presidenciável escancarado, Eduardo Campos (PSB) lançou em Pernambuco uma revista do governo com edição mensal para mostrar suas obras e feitos. E fotos.