Coluna Esplanada

Câmara fecha o cerco a altos custos de passagens das aéreas

Leandro Mazzini

A Câmara dos Deputados começa a fechar o cerco às grandes empresas aéreas, que como num cartel tradicionalmente levam os preços junto com os jatos para a estratosfera no fim do ano. A Comissão de Fiscalização e Controle acaba de aprovar requerimento para ouvir os diretores da TAM, Gol, Avianca e Azul.

Os requerimentos são de Pizzolatti (PP-SC) e Edio Lopes (PMDB-RR). Ano passado, Osmar Junior (PCdoB-PI) já pedira audiência. Dependendo do que ouvirem, os deputados não descartam abrir a CPI das Aéreas, que já foi protocolada.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________________________

EFEITO FELICIANO

O PSC está em festa, e Deputado Feliciano, o polêmico presidente da Comissão de Direitos Humanos, virou a grande estrela do partido. Cresceu em duas semanas o número de filiados em todo o país. Gente que apoia a posição do pastor. Mas veja essa: A surpresa vem de dentro. Constrangida, a deputada Antônia Lúcia (PSC-AC), do mesmo partido, disse que irá renunciar à vice-presidência da Comissão.

PAC do AÇUDE

O senador João Capiberibe (PSB-AP) defende o combate à seca com ‘pequenos investimentos’, como uso de cacimbas. Desdenha das obras dos canais do Rio Chico: ‘Deveria haver política de armazenamento da água nas comunidades’.

MEUS GAROTOS 

Assim como água faz milagre, tal é a política em véspera de ano de eleição. Antes desconfiado e opositor discreto do senador Randolfe (PSOL), Capiberibe pai diz que o filho governador e o socialista são os grandes trunfos para 2014.

PALANQUE 

Dezenas de senadores foram ao microfone exaltar suas relações familiares com as domésticas que já trabalham há 10, 20, até 30 anos em suas casas. Nenhum deles explicou por que só agora, apesar de políticos há décadas, regulamentaram a profissão.

PATROA$

A despeito da PEC das Domésticas, as patroas donas de casa estão cuidando dos seus direitos. Até Março, aderiram ao programa Empreendedor Individual 364 mil. Elas pagam R$ 33,90 por mês, ou 5% do mínimo, para o INSS.

PROFISSÃO PERIGO

Dados da ONG Repórteres Sem Fronteira: São 15 os jornalistas assassinados no mundo este ano. Lideram o ranking Paquistão e Síria, com 5 cada um. No Brasil foram três.

CAMPANHA A JATO 

Passaram de 8 mil as assinaturas na petição online de aeronautas contra proposta de contratação de estrangeiros, prevista no novo Código Aeronáutico Brasileiro.

ARAPONGA BANCÁRIO 

Deve-se a Eduardo Militão um furo na nova edição da Revista Congresso em Foco: como o banco Safra pagou detetive para seguir cliente em litígio com a instituição.

PONTO FINAL 

Nota-se que o mundo não vai bem quando uma menina joga-se na frente do trem em SP para salvar.. sua bolsa e celular.