Coluna Esplanada

Aécio ofusca posse do presidente do PP e fala em “relação mais íntima”

Leandro Mazzini

Aécio, em conversa com Fernando Collor no plenário do Senado. Foto de Marcos Brandão

A contar pelos sorrisos, abraços apertados e número de tapinhas nas costas, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) , presidenciável tucano, pode contar com a simpatia, por ora – e não apoio explícito – do Partido Progressista para uma eventual coligação em 2014. O senador compareceu nesta quinta à posse do novo presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), discursou e ofuscou as estrelas progressistas presentes.

Outrora poderosos no Congresso Nacional, o ex-deputado Eurico Miranda (PP-RJ), ex-comandante do Vasco da Gama, e o deputado Paulo Maluf (PP-SP), figuras polêmicas da legenda, entraram mudos e saíram calados: não discursaram.

Em contrapartida, os convidados brilharam. Aécio soltou esta direta, incitando o partido a negociar o palanque eleitoral do ano que vem: “Há uma relação com o PP é mais próxima e mais íntima” com o PSDB. Representante da presidente Dilma Rousseff no encontro, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, puxou para o PT: “As correntes são muitas, mas a tendência é uma só, pelo bem do Brasil”, mencionando veladamente o mote do governo petista para o partido, por ora, aliado.

Outro presente, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), caprichou na bajulação aos aliados. Vascaíno como Eurico, fez questão de cumprimentá-lo eufórico em saudação ao cartola, sumido de Brasília.

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) deixou a presidência para Ciro Nogueira e ganhou do apadrinhado a promessa de uma continuidade na gestão. Ciro prometeu ainda ''criar um grande conselho político que irá discutir com clareza qual o melhor rumo”. Não especificamente sobre eleições.

Para se ter ideia da importância eleitoral do PP, registrou-se a presença também do presidente do PSDB, Sérgio Guerra, do DEM, senador Agripino Maia (RN), do PSD, Gilberto Kassab e uma trupe suprapartidária de várias esferas de poder.

“Ciro Nogueira, o partido é seu, sucesso na administração”, encerrou o agora presidente de honra do PP, Francisco Dornelles (RJ). “Seu exemplo será a minha estrela guia”, disse Ciro Nogueira sobre Dornelles.

Com Maurício Nogueira

Siga a coluna no Twitter e no Facebook