Coluna Esplanada

Em viagens por capitais, Kassab costura palanques para Dilma

Leandro Mazzini

Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab tem viajado o país para consolidar o partido e principalmente garantir articulações regionais que aproximem a legenda do PT em 2014, em coligações.

'Mais três estados se manifestaram (ontem) pelo apoio à presidente Dilma, pela sua reeleição: Sergipe, Brasília e Paraíba’, afirmou para a coluna.

Na visão do PSD, seria aventura aceitar ministério agora – apesar de oferecido – com o risco futuro de não garantir ao aliado nacional a legenda no interior.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________________

PIADA PRONTA

Veja o evento da semana no Auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes, que cuida das obras nas rodovias: ‘Por que escuridão se há tanto para ver?’. Os diretores poderiam prestigiar. Enxergariam melhor a buraqueira nas estradas federais.

CAPO

Lembram do Eurico Miranda, ex-chefão do Vasco? Foi calorosamente cumprimentado ontem pelo presidente da Câmara, o vascaíno Henrique Alves, na convenção do PP.

MAPA DO TESOURO

Ex-governador de Minas, o deputado Newton Cardoso (PMDB) parou Ivan Valente (PSOL-SP): ‘Vou dar um presente para o seu partido. Aceita! É uma fazenda’. No que o socialista retrucou: ‘Se doar as 70 que tem..’. E Newtão: ‘Dou um sítio’. Ivan reclamou que é pouco. ‘Você não sabe o que tem no sítio’… respondeu o veterano.

VOLTAS DO MUNDO

Álvaro Garnero vai se filiar ao PRB, aliado de Lula e Dilma. Quem estranha, não sabe o que o pai, Mário, fez pelo ex-presidente: Quando o sindicato sofreu intervenção, em 78, Garnero sugeriu a Lula fundar um instituto de estudos sindicais e o bancou. Durou pouco. Lula não queria sua imagem ligada ao sistema patronal e, aceitando sugestão dos intelectuais da USP, uniu o grupo para fundar o PT em 1980.

MISTÉRIO NO AR

Dois funcionários de subsidiária da aérea alemã Lufthansa foram indiciados nos Estados Unidos por subornar autoridades estrangeiras para garantir contratos. Um dos citados é do estado de… Roraima, no Brasil. Quem é? Ainda é um mistério.

DENGUE É UM PERIGO

Dengue é um perigo extra-saúde, pelo menos em Cuba. O jornalista Calixto Arias, preso desde setembro e após três greves de fome, foi libertado pelo regime castrista. Fora detido porque revelou no Hablemos Press um… surto de dengue e cólera no país.

FUMAÇA PARAGUAIA

Cálculos da Associação Brasileira de Combate à Falsificação: o mercado ilegal de cigarros movimenta R$ 4 bilhões por ano no Brasil, que deixa de arrecadar até R$ 3 bi anuais de impostos. Muito dos piratas vem de fábricas caseiras do Paraguai.

QUARTO PODER

Foi reeleito o grão-mestre do Grande Oriente do Brasil da Maçonaria, Marcos Silva, com 10.227 (43,6%) votos. O senador Mozarildo teve 8.394 (35,8%) e Benedito Ballouk, 4.837 (20,6%). As chapas derrotadas vão recorrer em nove estados. Surpreendeu a baixa adesão às campanhas desta vez. Dos 70 mil mestres-maçons aptos a votar, só 33,5% compareceram. Ou seja, Silva representa 14,6% dos votantes.

PONTO FINAL

Se dengue dá cadeia em Cuba, imagina o que daria no Brasil.

Críticas, sugestões e denúncias: envie email para contato@colunaesplanada.com.br