Coluna Esplanada

Balança a Rede de Marina Silva

Leandro Mazzini

Marina Silva corre risco de não conseguir as 500 mil assinaturas a tempo para fundar a sua Rede Sustentabilidade.

A militância ‘marinista’ usa a internet para conquistar voluntários para a coleta. Ontem, em email enviado por um integrante da Rede na Bahia para vários contatos do país, revelou-se que não há ninguém no Rio Grande de Norte. E não há padrão de trabalho.

Na mensagem, perguntam aos voluntários se já iniciou a coleta de assinaturas, quais as formas de abordagem dão certo e quais as dificuldades. O ‘marinista’ classifica de Matracagem o projeto aprovado na Câmara que tira tempo de TV de novos partidos, o que prejudicará a REDE, se criada.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________

TRFs

A coluna ratifica que o presidente do Congresso Renan Calheiros decidiu não promulgar a PEC 544, que cria os quatro novos TRFs. Não assume para evitar tiroteio. Renan tomou a decisão após ouvir o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, e.. o ex-presidente Lula, que pelo visto entende tudo de Justiça Federal.

BASHAR, O SANGUINÁRIO

O jornalista Mazen Darwish foi sequestrado em Damasco pela Força Aérea síria com mais 15 colegas. Membro do Centro de Mídia pela Liberdade de Expressão, ele e o grupo foram libertados, mas Mazen sofreu tortura e está ameaçado de morte.

DOIS TEMPOS

Aécio Neves, o presidenciável do PSDB que viajou bem pelo exterior recentemente, comentou com Armínio Fraga que a imagem da economia do Brasil é ‘muito ruim’ e ‘grave’. Prevê que vai se deteriorar. Só não falou se igual aos últimos anos de FHC.

LÍNGUA AFIADA

‘Os partidos estão atrás de dinheiro e tempo de TV, desabafou o deputado Silvio Costa (PTB-PE), sobre a aprovação do projeto que barra tempo de TV para os novatos. ‘Mas há partido bem intencionado’, soltou um interlocutor. ‘Então, diga qual é?!’.

VAIVÉM

Há 20 anos, em 1993, o então deputado Benedito Domingos (PP) foi o primeiro parlamentar a propor a redução da maioridade penal para 16 anos, na PEC 171, tema que agora volta com clamor popular. Desde então o Congresso teme analisar.

ALÍVIO

Castigada pelas chuvas, Nova Friburgo(RJ) renegociou dívida com INSS, que caiu de R$ 54 milhões para R$ 39 milhões. Isso vai ajudar a receber mais verba federal.

PONTO FINAL

Coisa nossa! O preço do quilo do tomate já vale mais que a hora-aula de um professor.