Coluna Esplanada

Marina Silva: Rede Sustentabilidade sai em Julho

Leandro Mazzini

Apesar da dificuldade em coletar assinaturas, a ex-senadora Marina Silva revela que o trabalho ‘está indo muito bem’ e prevê que a Rede Sustentabilidade pode ser homologada no TSE a partir de Julho, três meses antes do prazo limite.

‘Há uma mobilização muito grande no país inteiro. Hoje temos 200 mil assinaturas. Nossa meta é chegar ao final de Abril com 300 mil e, até o final de Junho, ter mais de 500 mil’, o número necessário para fundar o partido.

Pela meta, o partido nascerá independentemente de ser sancionada a lei que barra tempo de TV e fundo partidário para novas legendas, já aprovada na Câmara e que será analisada pelo Senado.

Para Marina, surgiu uma natural solidariedade com as dificuldades do grupo diante ‘desses casuísmos todos que estão acontecendo para tentar evitar’ a criação da Rede.

A presidenciável que teve 20 milhões de votos em 2010 ainda adianta o mote de sua futura campanha: ‘Desenvolvimento sustentável, educação e saúde de qualidade’.

Com Maurício Nogueira

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

____________________

MISTÉRIO

Já o outro ‘Solidariedade’, o partido que Paulinho da Força (PDT-SP) está criando, é dúvida. Ele avisou a Carlos Lupi que não sai do PDT, apesar de ajudar nas assinaturas.

PORTO INSEGURO

Um dos mais engajados no debate da MP dos Portos, o deputado Paulinho da Força diz que as centrais sindicais aceitam pequenos ajustes para o trabalhador, mas indica que a isonomia de custo não garantida pode fazer o porto privado quebrar o porto público. ‘Então, todas nossas conquistas serão perdidas’. ‘O porto público com concessão continua pagando a outorga, tendo licitação. Tudo isso encarece. Já para o privado é tudo liberado’, diz o deputado. Há entendimento para votar cada uma das 647 emendas. ‘É uma maneira de mandar de volta para o Palácio’.

REFORÇO…

O ministro Moreira Franco, da Aviação, planeja reforço de 77% das equipes dos órgãos públicos nos aeroportos na Copa das Confederações. Mas o problema não é a infraestrutura. A maior reforma seria a tecnológica e logística das empresas aéreas.

…E CAOS NO CHÃO 

As aéreas escondem sua ineficiência nos poucos atendentes do check-in, na demorada devolução de bagagem e nos atrasos de voos, tudo isso de suas responsabilidades. E a Anac faz vistas grossas.

CALA-BOCA OFICIAL

Revolta da imprensa caribenha. O Congresso da Costa Rica aprovou ontem, na reforma da lei de informação, pena de prisão de um a seis anos para jornalistas que revelarem ‘Secretos de Estado’, sem especificar o que são. Será promulgado.

ENFIM 

O prefeito de Nova Friburgo (RJ), Rogério Cabral, entregará em Maio cerca de 290 residências construídas para as vítimas das tragédias de 2011.

TERRORISMO MINEIRO

A dupla de Boston perde para Bola. Confessou ter esquartejado, queimado e jogado as cinzas de Eliza Samúdio em lago. E foi contido para matar Bruninho, filho do goleiro.

PONTO FINAL

Enquanto a Costa Rica prende jornalistas, o STF aqui, devagarinho, vai soltando mensaleiros.