Coluna Esplanada

Dilma pede torcida a governadores para evitar vaias em estádios

Leandro Mazzini

De um senador que voltou do Palácio do Planalto: A presidente Dilma Rousseff orientou os governadores que inauguram estádios a levarem plateia direcionada para os eventos das arenas.

Ela voltou revoltada com vaia que levou em Campo Grande (MS) ao entregar microônibus.

Agora, Dilma teme a abertura da Copa das Confederações em Brasília e pede reforço de claque. Quer evitar o replay do constrangimento internacional que o ex-presidente Lula teve ao ser vaiado na abertura do Pan de 2007.

Foi assim, a seu pedido, só com operários felizes, as inaugurações do Castelão (Fortaleza), Fonte Nova (Salvador), e Maracanã (Rio), com turma comportada.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________

TIRO DE INQUIETAÇÃO

Eduardo Campos (PSB) passou a incomodar aliados além do PT com a política agressiva de cortejar nomes de outros partidos. Falta pouco para dar rebu.

FAZ SENTIDO

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) recusou convite dos colegas que foram ao STF prestar solidariedade ao ministro Gilmar Mendes, sobre o mandado de segurança que barrou tramitação de projeto no Congresso. Para ele, foi um desnecessário ‘beija-mão’. ‘Precisamos deixar de fingir de fazer política’, sentencia.

ABRE O OLHO!

Há três semanas o vice-governador do Rio, Luiz Pezão (PMDB), avisou à coluna que o secretário de Segurança, Mariano Beltrame, seu potencial vice ao governo, só falou de UPP no almoço com o governador Eduardo Campos no Recife.  Alguém está sendo enganado nessas conversas. Vazou a história do convite de Campos para o xerife entrar no PSB. O próprio Mariano confirma.

MEMÓRIA

Dois técnicos começaram a cuidadosa restauração do painel sem título de oito metros de Di Cavalcanti no Salão Verde da Câmara. O cercadinho e os flashes não deram conta.

PAINEL FANTASMA 

Na Terça, 15h, o painel do Senado marcava a presença de 46 parlamentares. Contavam-se oito no plenário; E 38 entre aeroportos e aviões. Agora, vestido de cordeiro e em prol da economia, Renan Calheiros quer a divulgação obrigatória das agendas.

CIUMEIRA 

Na semana da Expozebu, festa do agronegócio, avança na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado isenção de IPI a agricultores familiares para compra de máquinas e veículos de fabricação do Mercosul. Os grandes também querem.

PRÉ-CAMPANHA

Enquanto o escolhido de Lula, Alexandre Padilha, não sai do interior de São Paulo, a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, começa roteiro pelo Paraná. Vai dia 11 a Paranavaí entregar máquinas financiadas a 50 prefeituras. E isso é porque a presidente Dilma mandou recado de que não quer ministro-candidato em seu governo. Tem mais gente na moita.

PERIGO AO LADO.. 

A ONG Repórteres Sem Fronteiras denuncia a prisão, sem motivos, de jornalistas argentinos que apenas cobriam manifestação de grevistas do hospital José Borba, em Buenos Aires, dia 26. Há suspeita de perseguição do governo La Loca Kirchner.

… E TÃO PERTO

Um grupo de deputados e senadores do PT e PCdoB foi para Cuba Domingo e volta hoje. Passeio completo às custas do Congresso. É a turma que defende o controle da imprensa disfarçada de regulamentação. Em Havana, foi libertado há poucas semanas um jornalista que ficou nove meses preso porque denunciou uma epidemia de dengue, depois confirmada pelo regime castrista.