Coluna Esplanada

OEA pode cobrar o Brasil por matança entre índios

Leandro Mazzini

Não é só a guerra entre ruralistas e índios que preocupa as autoridades. A organização Pro-Vida de Brasília vai denunciar o governo brasileiro à Comissão de Direitos Humanos da OEA, por fazer vistas grossas à matança entre índios em rituais de sete etnias, em especial a Suruwaha, com tribos entre o Amazonas e Rondônia.

Os nativos enterram vivos recém-nascidos que consideram deficientes ou amaldiçoados, espancam idosas até a morte e promovem estupro coletivo com as meninas de 16 anos.

Há mais de um ano está engavetado em comissão da Câmara projeto do deputado Henrique Afonso (PV-AC) que autoriza intervenção de autoridades para salvar vítimas.

O deputado adotou três crianças indígenas deficientes, que seriam mortas nestes rituais. Um vídeo com cenas chocantes circula entre parlamentares, que se solidarizam.

Em Brasília, casa de apoio já acolhe 16 crianças que seriam sacrificadas. O Pro-Vida quer aproveitar a vinda do Papa Francisco para pedir a adesão do Vaticano à causa.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________

MINISTRO TOTAL FLEX

A despeito das qualidades profissionais e políticas de Afif Domingos: tanto o Palácio do Planalto quanto os ‘afif’anos’ dizem ser normal o acúmulo de cargos, porque há casos de vice-governadores que são secretários. São bem diferentes. Ministro da União e vice de governo de oposição torna Afif um pioneiro. O ministro Total Flex.

SALADÃO

Ganha um doce quem apontar uma letra de crítica do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sobre o seu vice como ministro do governo petista. O poder é tanto que PSD, PSDB e PT estão em crise existencial.

SANTO CIENTISTA?

O deputado Romário (PSB-RJ) subirá à tribuna da Câmara para homenagear o cientista médico Jérôme Lejeune, que fez avanços na pesquisa sobre a síndrome de Down. Foi aberto na França processo para beatificação no Vaticano do médico morto em 1994.

FÉ PRESIDIÁRIA

Um canal de TV francês pediu à direção do presídio da Papuda, no DF, para entrevistar detentos que fabricam produtos religiosos para a Jornada Mundial da Juventude.

COPA E JOGOS

Foi preciso que o deputado Raul Lima (PSD), lá de Roraima, enxergasse o óbvio. Propôs em projeto transformar a base aérea de Santa Cruz, no Rio, em aeroporto comercial para jatos executivos. É muito mais barato que construir um.

CONTRA O ABORTO

Meca das marchas nacionais, Brasília vai sediar mais uma dia 4 de Junho: é a 6ª Marcha pela Vida contra o Aborto, organizada pelo Pro-Vida e pelo advogado Paulo Fernando.