Coluna Esplanada

Em Minas, Aécio avalia nomes da irmã e deputado para sucessão

Leandro Mazzini

Considerado o Lula do PSDB mineiro – pela palavra final de quem será seu candidato – o senador Aécio Neves, presidenciável tucano, baterá o martelo entre lançar a irmã, Andreia Neves, ou o presidente do partido no estado, deputado Marcus Pestana para a sucessão do governador Antonio Anastasia.

Ele não entregará o segundo maior colégio eleitoral do país e base de sua marcha para o Planalto a alguém que não seja do PSDB. O vice, Alberto Pinto, é do PP, e o governador Anastasia deve ficar, deste modo, até o fim do mandato para controlar o palanque.

‘Se eu tivesse três Anastasias..’, desabafou o tucano para contato, há poucos dias, ao listar as qualidades do atual governador, seu sucessor.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

__________________

GAUCHÃO 2014

Faltou a vaia: No calor do debate da MP dos Portos, um deputado foi ao microfone saudar seu time que subiu da Segundona para a 1ª divisão do Campeonato do RS.

DESALOJADOS

Desembargadores e amigos de poderosos começam a deixar os 22 apartamentos funcionais do Senado cedidos para a turma da boquinha. Têm até Julho.

P.O. & PP

Ex-vice de José Roberto Arruda e governador de Brasília por alguns dias durante o escândalo da Caixa de Pandora, o empresário Paulo Octávio rearruma a vida para a volta política. Esteve ontem no gabinete do senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente do PP, e revelou a amigos que vai se candidatar a deputado distrital pelo partido.

TRANSPARÊNCIA ONLINE

O Senado lança amanhã seu novo portal da Transparência, com mais detalhes dos gastos: em especial das viagens dos senadores e seus motivos; quem mora em apartamento funcional e quem recebe auxílio moradia – e quanto.

PUXADINHO

Após a polêmica da PEC 33, que dá poderes ao Congresso de derrubar decisões do STF, o presidente da CCJ da Câmara, Décio Lima (PT-SC), resolveu reforçar a assessoria. Contratou dois jornalistas e fez um ‘puxadinho’ para abrigá-los na sala técnica.

ABORTO NO PAREDÃO

A Comissão de Finanças e Tributação debate hoje PL 478 de 2007, que praticamente enterra qualquer debate sobre a legalidade do aborto no Brasil. O projeto torna o nascituro – o embrião e também ‘in vitro’ um ser humano com direitos constitucionais. O texto prevê ainda o direito à vida ao nascituro ‘mesmo antes da transferência para o útero da mulher’. O relator da adequação financeira do PL é o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), evangélico e contra o aborto. Vai depois para a CCJ e plenário.

FAIXA DO MAL-ESTAR

Vem a ser o irmão do presidente da Assembleia de Minas, Dinis Pinheiro, o deputado Toninho Pinheiro que foi tirado a força por seguranças ontem do plenário, após estender faixa de protesto por verbas pela saúde, durante a votação da MP dos Portos. Dinis Pinheiro é um dos cotados para ser indicado do PSDB na disputa ao governo de Minas. Ou era, após a atitude do irmão considerada vergonhosa em Brasília.

DEMORADÃO

A 50 metros do local do incidente, o serviço médico do Senado demorou meia hora ontem para socorrer uma mulher que desmaiou na ala das comissões. Os brigadistas, que combatem fogo, foram acionados e chegaram antes: 25 minutos após a chamada. Às 15h50, a história foi outra. Em dois minutos seis socorristas chegaram à presidência do Senado, após a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera (PSD), se sentir mal.

Atualização Quarta, 19h35 e 22h05 Em nota, o Senado jura, após cronometrar o tempo da chamada ao atendimento, em câmeras de vídeo, que a equipe médica chegou em 2 minutos para atender mulher que desmaiou na ala das comissões. Duas testemunhas repetiram que isso foi um décimo do tempo demorado. Desfeito o mistério: Do desmaio ao tempo da primeira chamada, passaram-se praticamente 20 minutos. 

PONTO FINAL

A saúde pública vai tão mal que até no Congresso o socorro anda lento.

AVISO EDUCADOR

Na cansativa audiência de quatro horas na Comissão da Educação ontem no Senado, o ministro Aloizio Mercadante, do MEC, se atentou rapidamente à mensagem escrita na caneca: ‘Prepare-se; uma gota de informação provoca uma tempestade de conhecimento’.

Foto de Leonardo Sussuarana