Coluna Esplanada

Comissão da Verdade pretende convocar militares, em vez de convites

Leandro Mazzini

Com a notória repercussão do depoimento do Coronel Ustra, que apesar da liminar para não falar soltou o verbo, cresce na Comissão Nacional da Verdade – que completou um ano na Quarta-Feira, 15 – a ideia de convocação, e não apenas convite, para os militares da reserva, ex-delegados e ex-policiais do DOPS deporem.

Foi o caso de Ustra. Como a coluna adiantou, a comissão pretende ouvir até 250 ‘agentes da repressão’ antes de finalizar o relatório em 2014. O famoso ‘major’ Curió deve comparecer no segundo semestre.

O tenente Sebastião de Moura virou figura lendária após extermínio da Guerrilha do Araguaia. Ganhou até cidade com seu nome – e também ódio popular. Vive em Brasília.

A despeito da pressão contrária de outros militares, Curió está disposto a falar. Já foi procurado por integrantes da comissão no início do ano, e negociações continuam.

Quem fez mais barulho na comissão até agora, embora não revelado, foi o ex-delegado Cláudio Guerra, do DOPS capixaba, confesso matador de esquerdistas nos anos 70 e 80.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________________

CPI DO JALECO

Embora a aprovação do Ato Médico esteja travada no Congresso, após causar cizânia entre classes da saúde, outra polêmica à vista: vem aí a CPI Mista do Erro Médico, já autorizada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O presidente será o senador Magno Malta (PR-ES). Malta tem o hábito de vestir a camisa das investigações, literalmente. Foi assim quando presidiu as CPIs do Narcotráfico e da Pedofilia. Por ora, destoa dos pares de ternos e circula com camisa cor preta com dizeres em defesa da redução da Maioridade Penal. Malta decidiu defender a redução da Maioridade Penal, mas com viés mais polêmico: sem idade fixada. Ou seja, se criança ou adolescente cometeu crime, é cadeia. Ele acredita que centros de ressocialização com treinamento de esporte seriam a solução…

SEM TETO

Coube à ministra da Secom, Helena Chagas, ciceronear na Terça o ministro Total Flex do Mico e Pequeno Emprego, Afif Domingos, , em tour pelo Palácio do Planalto.

ACORDA, JOCA!

Após atacar jornalistas, a nova do ministro Joaquim Barbosa, do STF, foi para os advogados, que segundo ele, acordam ‘lá pelas 11 horas’.. Em nota, o Instituto dos Advogados de SP citou ‘profunda preocupação’ e ‘conduta incompatível com o cargo’.

BAÚ ABERTO

A Comissão da Verdade da OAB-Rio descobriu que os militares impediram agentes públicos de darem qualquer informação a respeito de desaparecidos a partir de 1972. ‘A tortura era uma política oficial da ditadura’, lembra Wadih Damous, da comissão.

TURMA DA RÉ

Surgiu uma turma da marcha a ré na Câmara, reclamam deputados. São os que retiraram assinaturas para uma CPI do Aborto, que pretende investigar supostos ‘financiamentos internacionais para legalizar a prática no Brasil’. Grupos pró e contra aborto já duelam nos bastidores. Retiraram seus nomes: Vicentinho,Vanderlei Siraque, Fernando Ferro, Severino Ninho, Leopoldo Meyer, Edson Silva e Paulo Foletto.

PONTO FINAL

MP dos Portos: é isso que dá juntar base e oposição num cargueiro sem comando.