Coluna Esplanada

PDT já fechou apoio a quatro candidatos estaduais

Leandro Mazzini

Reeleito presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi entrou num circuito de negociações pré-eleitorais bem antecipado, e pelos últimos movimentos não só indicou que o partido abrirá mão de candidato ao Planalto como consolida um PDT camaleão.

Desde março, o pedetista mor já fechou quatro ecléticos palanques – a indicação de apoio a palanques de partidos em Minas, Rio Grande do Sul, Paraná e Maranhão.

Há poucos dias ele almoçou com o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), e reforçou o que adiantara ao presidenciável Aécio Neves, em outro almoço anterior em Brasília: está disposto a apoiar os tucanos no estado, independentemente de quem for o candidato.

Numa carona de jatinho após a posse de Manoel Dias no Ministério do Trabalho, Lupi indicou apoio a Luiz Fernando Pezão (PMDB), pré-candidato ao governo do Rio. A despeito de dois nomes pedetistas fluminenses sinalizarem pré-candidaturas: Miro Teixeira e Sandro Matos.

No Rio Grande do Sul, fechou a candidatura do deputado Vieira da Cunha (PDT) ao governo. Passou por Curitiba e confirmou apoio ao futuro palanque da ministra Gleisi Hoffmann (PT), que disputará o governo.

Alinhou-se ainda à futura candidatura de Flávio Dino (PCdoB) no Maranhão, em visita ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda – apadrinhado por Dino. Na próxima semana, Lupi reúne a cúpula do PDT em São Paulo para decidir os rumos do partido no estado, onde sua maior figura é o deputado Paulinho da Força Sindical.

Lupi não descarta indicar o vice da eventual candidatura de Eduardo Campos (PSB). ‘Só em setembro conversaremos sobre isso’, diz, com menção a Campos.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________________

GRACIE

Se Gleisi Hoffmann quer ser governadora, precisa de uma campanha forte sobre seu nome. Poucos acertam, inclusive os mais próximos. Foi cravada como 'Gracie' em um discurso do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) na Câmara.

AFINAÇÃO SEM BICADAS

Ex-presidente do PSDB paulista, o deputado federal Mendes Thame, que será alçado a secretário-nacional do PSDB amanhã na convenção, é dos poucos próximos de José Serra e Aécio Neves. Adianta que o mineiro pacificou com maestria a legenda ao ceder espaço nas lideranças do Congresso para os paulistas afinados com Geraldo Alckmin. E agora prevê uma ‘concertação’, ou afinação total do discurso, sem bicadas.

ELE VAI..

Aécio assume amanhã a presidência nacional do PSDB com a provável presença de Serra. O trabalho de convencimento da presença do ex-candidato é feito pelo presidente do PSDB paulista, Duarte Nogueira, outro Serrista-Aecista.

____________________________

CIRCO NA TV

Depois os deputados reclamam. Quem assistia à sessão da MP dos Portos na TV Câmara pela NET, na Quarta, viu a legenda fixa ‘Hoje é Dia de Palhaços’. Mas o Dia do Palhaço é 10 de Dezembro. Explica-se: foi uma confusão de legendas, mas que provoca ironia – o título é de outro programa da TV estatal.

____________________________

CANTINA FABINHO

Coube ao deputado Fabinho do PV (MG), o mais conhecido promoter do Congresso, a organização do panelaço de mexidinho distribuído nas madrugadas de Terça e Quarta no Cafezinho da Câmara. Em suma, antes de se entregarem ao sono nas cadeiras e sofás, as excelências encheram a barriga.

CANETADA INQUIETA

O deputado Protógenes (PCdoB-SP) coleta assinaturas para a CPI do Roberto Gurgel. Quer investigar o procurador-geral da República, que em breve deixa o cargo, sobre suposto uso do sistema Guardião pelo MP – aquele software que degrava grampos. Retaliação? Protógenes, delegado federal licenciado, nega que seja mais um capítulo da disputa entre Polícia e MP sobre a votação da PEC 37, que tira dos procuradores e promotores poderes de provocar ou acompanhar investigações criminais.

PACOTE ANTICRACK

Após resistência, o ministro da Justiça, José Cardozo, concordou com proposta de aumentar pena mínima de prisão para traficante de cinco para oito anos, em conversa com o deputado Carimbão (PDB-AL), relator do PL da política antidrogas. Carimbão decidiu com Cardozo classificar como organização criminosa o flagrante de tráfico que envolva quatro bandidos ou mais– hoje tipificação de formação de quadrilha.Agora, o deputado marcou nova reunião com a ministra da Casa Civil da Presidência, Gleisi Hoffmann, para consolidar o projeto com as bênçãos do Planalto.

REVIDE

O senador Magno Malta apresentará projeto de decreto legislativo que enterra a resolução 175 do CNJ, sobre autorização a cartórios de oficializar união homoafetiva.

__________________________

PAINEL X BULCÃO

A Câmara instalou no Salão Verde para o ‘quebra-queixo’ do presidente Henrique Alves um painel de fundo, a la CBF. Escondeu a bela azulejaria de Athos Bulcão.