Coluna Esplanada

Em Minas, Campos esnoba Lacerda e planeja lançar deputado

Leandro Mazzini

Tratorado pelo alinhamento do PMDB com a futura candidatura de Fernando Pimentel (PT) ao governo de Minas, o deputado Leonardo Quintão estuda deixar o partido após o convite tentador de Eduardo Campos: lançá-lo pelo PSB na mesma disputa, e ceder a ele o comando da legenda. ‘Estou pensando muito nisso’, revela Quintão.

Campos desistiu do prefeito de Belo Horizonte, Marcio de Lacerda, que recusou se lançar ao governo para lhe abrir o palanque presidencial no 2º maior colégio eleitoral do país.

O desafio no estado é grande para o socialista. O atual presidente do PSB está de saída. É o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, para o PSB nacional um erro de cálculo: é aliado e amigo do ex-presidente Lula e no que se esboça da conjuntura.

Não é segredo em Minas: Walfrido é cria de Lula e amigo de Pimentel, deve se aliar ao petista. Já o prefeito Lacerda é mais aliado de Aécio Neves (PSDB) que o próprio presidente do PSB. O cenário virou um tutu eleitoral.

Mudanças ocorrerão antes que o tutu eleitoral vire pepino. Apesar de socialistas, Lacerda e Walfrido brigaram. O prefeito não engole o fato de Walfrido ter jantado com Lula e Pimentel em BH poucos dias antes da eleição de 2012 que o reconduziu ao cargo.

Enquanto o PSB se retorce na crise existencial mineira, Leonardo Quintão não esconde revolta com PMDB. Depois de barrado para disputar a prefeitura em 2012, esperando recompensa, foi preterido para ministro da Agricultura. A mudança de partido já teria o pretexto necessário para Quintão se entregar ao PSB

O poder eleitoral de Quintão surgiu em 2008, quando levou a disputa contra Lacerda para o 2º turno. Mas aí, indicado por Ciro Gomes, entrou em cena na TV o humorista Tom Cavalcanti, contratado pela campanha socialista. Tom passou a imitar caras e bocas de Quintão, com sotaque carregado do interior – conotando imagem de caipira. É tudo o que os cosmopolitanos belo-horizontinos rejeitam de rótulo. Há quem diga que isso ajudou Lacerda.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________________

BEBÊ SEGURO

Ministro da Pesca, o senador licenciado Marcelo Crivella (PRB) fisgou a presidente Dilma. Ela sancionou ontem a lei proposta por ele, que assegura à gestante em aviso prévio a garantia do emprego, como adiantou a coluna.

LEI ESCUDO

A ONG Repórteres sem Fronteira enviou carta de protesto à Casa Branca, que prometeu criar lei federal de proteção a fontes após grampo feito pela CIA em telefones de jornalistas da agência de notícias Associated Press. A ONG sugeriu a Lei Escudo. A exceção para a revelação da fonte seria em casos de suspeita de ataque ao anônimo ou sobre iminente ataque terrorista.

SESSÃO DA TARDE

Os senadores cravaram uma grande enganação política ao dizerem que foi a última vez que o governo tratora a Casa com votação de MP sem lastro. O filme se repete, sempre.

MUNDO PEQUENO

O ex-senador Demóstenes Torres, hoje procurador licenciado em Goiás, foi visto na Terça, sozinho, no Café do Hotel Naum de Brasília. Por coincidência, é onde se hospeda o nobre advogado Marcio Thomaz Bastos, que defendeu Carlinhos Cachoeira.

PONTAPÉ DO PALCO

Aerosmith e Justin Bieber podem confirmar para antes da Copa shows na Arena Garrinchão, o estádio nacional de Brasília, que será inaugurada hoje.

PONTO FINAL

O roubo de joias de celebridades em Cannes, que vale um filme, já ganhou o prêmio deste ano.