Coluna Esplanada

MP dos Portos desatraca negócio de ex-senador alvo da PF, diz deputado

Leandro Mazzini

Quem garante é o deputado Paulinho da Força (PDT-SP), que circulou pelos bastidores da aprovação da polêmica Medida Provisória:

‘A reforma com a MP dos Portos servirá para legalizar a venda da ilha Barnabé-Bagres, em Santos, do ex-senador Gilberto Miranda, que ficou famosa na Operação Porto Seguro da PF’.

Estima-se no mercado portuário que o negócio, na mira de operadores de portos estrangeiros, é de R$ 1 bilhão.

Na operação Porto Seguro, apontado como corruptor de servidores para licenciar a ilha, Gilberto Miranda foi o único não detido. Relembre aqui detalhes do inquérito

Nadando de braçada com a iminência do negócio, Miranda vive em mansões entre SP e Barcelona. Ele aparece em peso citado no inquérito da PF pelos investigados, e em conversas com eles, mas passou ao largo da algema. A coluna não o localizou.

Com Maurício Nogueira

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________

VASSOURA NA PORTA

Relator do Estatuto das Religiões, o senador Suplicy (PT) já recebeu de tudo – só falta o santo! Baixaram em Brasília para audiência integrantes de associação das bruxas..

PRÉVIA

Uma turma da Frente da Família no Congresso foi ao ministro Alexandre Padilha. Receia um apoio oficial do governo ao aborto e mais distribuição de pílulas.

ALAGOAS NO PLANALTO

Baixou a república alagoana no Palácio do Planalto ontem com Renan Calheiros (PMDB) como presidente interino pela 1ª vez. O governador Teo Vilela (PSDB) foi a Brasília só para o beija-mão do aliado. A conversa no gabinete da chefona foi sobre amenidades, juram, mas amenidades que passam pela disputa ao governo de Alagoas.

ALERTA

A Câmara trocou o relator do PL 6418/05, do senador Paim (PT-RS), que trata da discriminação em tramitação na Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Entra Henrique Afonso (PV-AC), sai Janete Pietá (PT-SP), cujo parecer foi favorável. Foram apensados ao PL numerosos projetos da senadora licenciada Marta Suplicy, dos deputados Telma de Sousa, Pastor Reinaldo e do ex-deputado Rodovalho.

AULA DE HISTÓRIA

A FAB TV lançou ao ar boa ideia. Série de documentários no portal sobre a História da Aeronáutica, do correio aéreo, dos heróis de guerra até os dias atuais.<fab.mil.br>

ULTIMATO A MARINA

Pelo calendário de 2014 do TSE divulgado ontem, a ex-verde Marina Silva tem até dia 3 de Outubro deste ano, uma Quinta, ou em sessão extraordinária do dia seguinte, para oficializar na corte a sua Rede. Senão, adeus disputa presidencial.

ASSIM NÃO VAI

Cena 1: morre Ruy Mesquita, chefão do Estadão. Cena 2: senador José Sarney (PMDB-AP), que fez gestões judiciais para censurar reportagem contra seu filho, sobe à tribuna para elogiar Mesquita. Cena 3: ‘Imortal’, Sarney ainda sonha presidir a ABL..

EPA, EPA

O Conselho Federal de Medicina entrou em baixa social do Oiapóque ao Chuí, junto à própria classe médica, após seu presidente, o cardiologista Roberto D’Ávila, indicar pessoalmente ser a favor da regularização da Lei do Aborto.

PAJELANÇA

Brasil, Nova Zelândia e Noruega realizam o Encontro Mundial de Povos Indígenas em Darwin, na Austrália, de amanhã a 31. Vão debater a sustentabilidade e conservação ambiental entre as etnias. Cristina Timponi e Osvaldo Barassi palestram pelo Brasil.

DESASTRE HUMANO

Milícia destruiu até o hospital dos Médicos Sem Fronteira, desabafou o brasileiro voluntário Marcos Leitão, com a guerra civil no Sudão do Sul. Cem mil estão sem lar.

PONTO FINAL

No País da lei frouxa, vai se costurando um jeitinho Supremo para livrar os mensaleiros.