Coluna Esplanada

CPI da Petrobras é misto de demanda por diretoria e ministério

Leandro Mazzini

O endosso em massa do PMDB da Câmara dos Deputados nas assinaturas para a criação da CPI da Petrobras envolve muito além do pedido de investigação das transações deficitárias da estatal.

Provocada pelo deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG), sem muita força inicial, cresceu nos últimos dias de uma forma que ficou evidente o interesse real do PMDB na Casa – embora tenha companhia suprapartidária na lista dos signatários.

O pedido de investigação é uma pressão do jogo político. Tornou-se um misto de insatisfação de quem foi preterido para um ministério e escanteado pelo partido em seu reduto, com a reivindicação dos preteridos por um alto cargo na própria petroleira.

Extraindo o óleo político na prospecção: Quintão não esconde sua indignação por ter sido atropelado pelo partido na escolha para um ministério da presidente Dilma. A bancada mineira emplacou Toninho Andrade na Agricultura.

Por outro lado, o pedido protocolado tornou-se uma forma velada de a bancada pemedebista pressionar pela recondução de um apadrinhado à bilionária Diretoria Internacional da petroleira, que era da cota do partido. Quando assumiu, a presidente Graças Foster fez a limpa nos cargos políticos – relembre aqui – e a própria Foster assumiu essa diretoria.

A limpa de Foster ocorreu em Abril de 2012. Pouco tempo depois caiu Jorge Zelada, da diretoria Internacional. Ele era apadrinhado também por senadores do PMDB.

O Palácio do Planalto enviou recados ao presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), para conter a rebelião e se virar.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________

TELEINVENÇÃO

A Polícia Federal, que investiga a confusão sobre o corre-corre dos beneficiários do Bolsa Família, está espantada com a onda de outro boato: a suposta utilização de um telemarketing, amplamente divulgada pela imprensa, passa ao largo da investigação oficial, garante o diretor da PF, Leandro Daielo, a um deputado tucano que o visitou.

FUMAÇA NA FRONTEIRA

A direção da PF já tem mapeamento e está preocupada com o crescente plantio de pés de maconha no Paraguai e de folhas de coca na Bolívia, em regiões na fronteira com o Brasil. O País já se tornou uma das principais rotas mundiais das drogas.

'SOMOS GOVERNO'

Questionado sobre a momentânea desunião do PMDB na votação da MP dos Portos, o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ) desabafa: ‘O PMDB está sempre unido. Ele pode divergir do conteúdo do governo. Nós somos governo’. Segundo Eduardo Cunha, ‘O conteúdo (de projetos) nós votamos da maneira que entendemos melhor. E ponto’.

BOLSA MILHÃO

Desde sábado, começou uma nova correria às loterias aí, mas nada sobre o Bolsa Família. Com país estagnado, é gente que aposta na Quina de São João.

BATENDO BOLA

Dentre as ações no STJ patrocinadas pelo novo indicado ao STF, o advogado Luis Roberto Barroso, que ficarão com seu escritório, estão a defesa da CBF em processos contra o PFL (atual DEM), contra Pelé e contra Carlos Alberto Torres.

99 X 1

O presidente nacional do PTB, Benito Gama, diz a aliados que o partido ‘está 99 por cento fechado com Dilma Rousseff’. Não se sabe para que lado vai, até 2014, o peso significativo de 1% da legenda. Entrelinhas, Roberto Jefferson.

SEM CULPADOS..

O presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), encontrou na matemática dos partidos a desculpa para explicar por que a base deixa o Palácio na mão. ‘Temos 22 partidos na base e oito na oposição’. Assim, segundo ele, fica difícil a articulação..