Coluna Esplanada

Ruralistas pedem cabeça da presidente da Funai

Leandro Mazzini

Chegou à bancada ruralista a notícia, de figurão da República, de que será substituída a presidente da Funai, Marta Maria do Amaral Azevedo – o que não foi confirmado, a despeito dos movimentos do Palácio do Planalto.

Foi o próprio grupo ruralista quem aproveitou o impasse sobre as demarcações de terras para cobrar atitude enérgica do governo. Um dado alarmou os deputados: a Funai pretende estender as demarcações de terras indígenas dos atuais 12% para 25% do território nacional.

A coluna solicitou à Funai levantamento dos processos de demarcações em andamento. A assessoria da fundação não se pronunciou.

Hoje, segundo dados da fundação, o Brasil tem 817 mil índios (0,4%) da população, em 688 terras indígenas. E há ainda 82 etnias isoladas.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________

CONFLITO  

A aprovação da PEC 37, que inibe ao MP poderes de investigações criminais e contra a corrupção, interessa justamente aos políticos que a analisam no Congresso.

CONTRAMÃO SOCIALISTA

O PSB desistiu do trabalho de convencimento do prefeito de BH, Marcio de Lacerda, para se candidatar ao governo e abrir palanque presidencial a Eduardo Campos. Tanto que a esperada comitiva da Executiva Nacional não apareceu na capital dia 31. Lacerda já deixou claro que, no estado, apoiará para presidente Aécio Neves (PSDB).

TOGA PARTIDÁRIA

Juízes de Brasília ficaram estupefatos. Não sabiam da proposta do TJDFT de tornar juiz de paz cargo de indicação política, e com poderes para casos de trânsito e meio ambiente, como revelou a coluna. Vão cobrar explicações da corregedoria.

GARGALEÃO

A despeito das situações dos aeroportos citados no Fantástico, o ministro da Aviação, Moreira Franco, estava zen ontem. Diz que as melhorias são questão de tempo, e está confiante no sucesso do programa de investimento em aeroportos regionais. Usuário do Aeroporto Internacional do Rio todas as semanas, o ministro reconhece que ‘o maior gargalo’ hoje é o Galeão – que será concedido este ano.

JOÃO E LULA

Quem passou em Abadiânia (GO) garante que o médium João de Deus aguarda Lula esta semana na Casa Dom Ignácio de Loyola. Indícios de que o câncer voltou a assustar.

CAPITAL DA COPA

Além do novo estádio, a FIFA se mostra animada com a reciprocidade dos eventos da Copa em Brasília: nada menos que 50% dos ingressos para Brasil x Japão, na abertura das Confederações, foram vendidos para brasilienses.

MI CASA, MY LIFE

Venezuela, Turquia, Marrocos, EUA, Costa Rica e outros países latinos já convidaram o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para falar do ‘Minha Casa, Minha Vida’, programa habitacional que consideram de sucesso. ‘Temos legislação fundamentada’, diz Aguinaldo, sobre a decana política habitacional. São tantas visitas a capitais que dia desses chamou o prefeito do Rio de Eduardo Braga. ‘Ainda bem que não foi Campos’, brincou Paes, em referência ao governador do PSB.

PELO GONGO

Espera-se para hoje a publicação da decisão liminar da ministra Eliana Calmon (STJ) pelo arquivamento de ação penal que deixaria em apuros figurão da Justiça do Rio.

BOLADA!

O Maracanã ficou muito bonito. É o custo de três reformas em apenas 10 anos, e em três governos diferentes, que levaram R$ 2,5 bilhões do bolso do consumidor.

PASSEATA CONTRA ABORTO

O Movimento ProVida do DF realiza nesta terça-feira na Esplanada dos Ministérios a Marcha Contra o Aborto.