Coluna Esplanada

Por palanques, PMDB aposta na baixa do PT nas pesquisas

Leandro Mazzini

A cúpula do PMDB, nos bastidores, espera que o cenário nacional sobre Dilma Rousseff reflita nos candidatos petistas, como o caso de Lindbergh Farias, que tenta disputar o governo do Rio.

Mas aos holofotes, pemedebistas desconversam. ‘Há uma possibilidade de entendimento (entre PT e PMDB). Tudo dependerá do que acontecerá nas pesquisas, na elevação dos índices do nosso candidato’, diz o presidente do PMDB, Valdir Raupp, sobre Luiz Pezão, provável adversário de Lindbergh.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________

IDEIA BRAZUCA

A imprensa estrangeira recebeu como boa ideia ontem artigo do economista brasileiro Marcos Troyjo, no Financial Times, sobre a criação de um banco para os BRIC. Salvaria o modelo. O BRIC balança na crise, e o B do Brasil é um ‘bezinho’, ironia de outros países sobre o Pibinho. Troyjo, diretor do BRICLab da Columbia University e conferencista internacional.

OTIMISMO 

Consultora da coluna, Vovó Mafalda, que é pateta mas não boba, sugere que o ministro Mantega passeie de carrinho num supermercado antes de falar de inflação.

PRÉ-MARCHAS: GABINETES

Os prefeitos descobriram que uma pré-marcha pode fazer mais barulho que o encontrão tradicional. A Confederação Nacional dos Municípios faz ofensiva no Congresso a fim de envolver os presidentes das duas Casas para viabilizar uma subcomissão no Senado, com foco nos temas que barram ‘o desenvolvimento dos municípios do Brasil’.

FORA DA LISTA 

O Brasil está prestes a sair da lista dos países que desrespeitam a Convenção 169 da OIT. Foi recado do ministro do Trabalho, Manoel Dias, ao ministro da Secretaria da Presidência, Gilberto Carvalho. A Convenção 169 sobre Povos Indígenas e Tribais em Países Independentes da OIT, aprovada em 1989, é o instrumento internacional que trata dos direitos das etnias. Dizem que no Brasil se respeita os índios.

FUMAÇA BRANCA

Conforme adiantou a coluna, a presidente da Funai, a antropóloga Marta Azevedo, será substituída. Ela pediu demissão, mas sua saída foi acordada há uma semana entre a presidente Dilma e o vice Michel Temer para, em especial, acalmar a bancada ruralista.

QUÍMICA DA CRISE

A indústria química, que sofre baque com a estagnação, será pauta de reunião da frente Parlamentar de Ciência e Tecnologia da Câmara. O setor registrou déficit de US$ 6,7 bilhões na balança comercial. Fábricas foram fechadas em Camaçari (BA).

PODEROSO, HEIN

A o novo marco regulatório da mineração terá tramitação mais fácil no Congresso via projeto de lei, em lugar de MP, garante o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Diz ele que, com ajuda de Renan Calheiros, convenceu Dilma Rousseff.

CONEXÃO DIRETA 

O deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator do Marco Civil da Internet na Câmara, está requisitado mundo afora sobre o tema. Fará palestra na Guatemala e depois no MIT, em Harvard, a partir desta semana. Já o marco civil foi desconectado da pauta na Casa por seis vezes. Há lobby forte das operadoras de telefonia, que discordam da ‘neutralidade’ e ‘sigilo de dados’ de usuários.

PETRÔNIO & PRATELEIRA

Um dos grandes responsáveis pela abertura política pós-ditadura, o ex-senador Petrônio Portela ganhou biografia escrita pelo jornalista piauiense Zózimo Tavares.

PONTO FINAL 

Mundo injusto. NASA encontra indícios de água em Marte. Por aqui, ninguém viu uma gota da transposição do Rio Chico no sertão.