Coluna Esplanada

À espera de centenas de jatinhos, sedes da Copa mudam regras para aviões

Leandro Mazzini

Com a esperada movimentação de jatinhos nacionais e estrangeiros nos céus do País durante a Copa das Confederações, de hoje a 3 de Julho, a Infraero e Anac mandaram recados aos pilotos.

Caso de Belo Horizonte: não serão tolerados 5 minutos de atrasos em planos de decolagem, senão o voo será cancelado.

Para pousos programados na Pampulha ou Confins, o prazo máximo estipulado é de 15 minutos dentro do programado. Do contrário, aviões serão enviados para Ipatinga ou Uberlândia.

A preocupação faz sentido, se levantados os números da última Copa na África do Sul, e não apenas serve para manter a malha aérea comercial: Na final da Copa de 2010, havia 800 jatinhos no pátio em Joanesburgo e houve um ''engarrafamento aéreo'' antes e depois da partida.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

___________________________

MISS

Circula um vídeo postado no Youtube de depoimento de Gleisi Hoffmann, aos 18, hoje chefe da Casa Civil do Planalto, em apoio ao candidato à prefeitura de Curitiba, Roberto Requião, em 1985. Quem assiste não a reconhece. Assista aqui

ALCORÃO NA ESCOLA?

Um projeto de lei 1.780 de 2011, apresentado em 2011 e arquivado no final do mesmo ano na Câmara, ganha discretos adeptos e pode retornar. Ele obriga as escolas públicas e particulares a incluírem a disciplina Cultura Árabe e Tradição Islâmica. A proposta, de autoria de Miguel Corrêa (PT-MG), justifica que o ensino da religião é importante para resgatar ‘a contribuição do povo árabe nas áreas social, econômico e política’ do Brasil. Para o deputado, é preciso extinguir o preconceito aos muçulmanos. A ideia teve origem após o massacre na escola de Realengo, no Rio, onde crianças foram assassinadas por garoto que foi apontado como radical muçulmano.

PAZ, POR ORA

A executiva nacional do PT pacificou o diretório no Recife, com articulação do secretário-geral Paulo Teixeira (PT-SP).

PROSPECÇÃO 

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) participa hoje, em Araxá (MG), de palestra para empresários mineiros, potenciais financiadores de campanha.

DEBANDADA 

Há um discreto mas intenso movimento de debandada de especialistas e doutores das agências reguladoras para outros órgãos do governo. É que cansaram de servir de capachos de ordens dos ministérios partidarizados.

COUSTEAU 2.0

Jean-Michel Cousteau, filho do explorador científico Jacques Cousteau, palestra no Fórum Mundial de Meio Ambiente em Foz do Iguaçu, que ocorre dias 21 e 22.

VAIVÉM 

Tomou posse o suplente de deputado Pedro Guerra – filho de Alceni, ex-ministro da Saúde de Collor. O titular Luciano Pizatto assume a Companhia de Gás do Paraná.

OPORTUNISMO

Já tramitam 32 PECs no Congresso sobre redução da Maioridade Penal. Mas o deputado Sandes Júnior (PP-GO) não se mostra satisfeito e coleta assinaturas para apresentar outra PEC sobre o tema. ‘Foi uma promessa de campanha que eu fiz’.

ACONTECE

O senador Suplicy (PT-SP) chamou Aloysio Nunes (PSDB-SP) de Mercadante. Depois, gentil, pediu desculpas pessoalmente. Ao lado, testemunhou Eduardo Braga, que já trocou o nome de Verônica, esposa de Renan, por Mônica – a ex-amante.

OPERAÇÃO CASADA

O clima anda tão tenso com Eduardo Campos que tucanos tentam convencer o prefeito Marcio de Lacerda a trocar o PSB pelo PSDB. Ele já acertou apoio a Aécio para a campanha presidencial. Aécio ainda não tem um candidato forte ao governo.

AÍ NÃO DÁ

Na Paraíba, mais da metade dos 223 municípios contam apenas com dois policiais. Daí o estado ser o paraíso das quadrilhas de assalto a banco, que aterrorizam o interior.

CONEXÃO LONDRES-POA

Jonathan Wheatley, editor-adjunto de Mercados Emergentes do Financial Times, palestra dia 27 em Porto Alegre no lançamento da edição 100 da Revista Voto.

PONTO FINAL

A situação é tão feia no Maranhão que até delegada foi presa tentando extorquir blogueiro.