Coluna Esplanada

Garanhão de idosas motivou projeto da ‘Cura gay’

Leandro Mazzini

Ao contrário do que possa imaginar a massa popular, a motivação do projeto da chamada ‘Cura gay’ é tão tragicômica quanto a interpretação que tomou os debates, e não teve nada a ver com homossexualismo.

A proposta nº 234 surgiu em 2011 quando o deputado João Campos (PSDB-GO) tomou as dores de uma psicóloga de Niterói (RJ), advertida com moção pública pelo Conselho de Psicologia ao tratar quadro de ‘distúrbios sexuais’ de um jovem.

Criado pela avó, ele procurou a profissional para ajuda, porque só conseguia se relacionar com idosas na faixa etária acima dos 65 anos. (Por motivos óbvios, a coluna vai preservar a psicóloga e seu cliente).

A polêmica foi tanta que a psicóloga fechou o consultório no final do ano passado, ao descobrir que movimentos GLBT ‘infiltravam’ pacientes para testá-la e denunciá-la.

O projeto apresentado na Câmara não prevê ‘tratamento para gays’ nem obriga os psicólogos a fazê-lo, mas pode abrir caminho. Ele susta parágrafos da resolução do Conselho Federal de Psicologia sobre a proibição de abordagem sobre orientação sexual.

Já os movimentos GLBT acreditam que, ao sustar os itens, naturalmente abre-se a porta para o ‘tratamento’ e incita-se o psicólogo a aceitar eventuais pacientes.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________

ILUSTRES DA CORTE 

Luís Barroso tomou posse no STF com dia agitado. Dois convidados ilustres: Renan Calheiros, denunciado na Corte, suspeito de pagamento a amante com dinheiro de empreiteira. E José Sarney, cujo filho censurou o Estadão por reportagem que de maracutaias. Faltou o deputado Natan Donadon passar ali para pegar sua ordem de prisão.

NA CONTA

As seguradoras de Brasília abriram o cofre. Dezenas de carros foram danificados desde o início dos protestos na Esplanada. Na Chapelaria, principal entrada do Congresso, depredaram um Fiat Brava e um Renault Duster, ambos de servidores.

MP FORTALECIDO

Com a derrubada da PEC 37, o PSDB estuda apresentar proposta para regulamentar as atividades do Ministério Público, sem tirar poderes de investigação da instituição. A ideia surgiu de Carlos Sampaio (SP), líder do partido, durante reunião na Terça.

E O DO CONGRESSO?

Na reunião de líderes, o deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) cobrou o fim das férias de 60 dias para promotores e procuradores – o chamado recesso Judiciário.

O GURU

O deputado Feliciano (PSC-SP) gravou um vídeo explicando o projeto da ‘Cura gay’, que apoia, após ser aconselhado por um analista legislativo da Câmara.

MILHAS DIAMANTE

Um casal de velhinhos judeus israelenses foi detido no embarque do Aeroporto de Guarulhos. A senhorinha levava três sacolas de diamantes, duas delas dentro do ‘corpo’, e a outra no absorvente. Minibagagem de milhões de dólares.

SEM ABRAÇO

A Presidência vetou proposta do senador licenciado Crivella (PRB-RJ) para o Dia da Amizade Brasil-Israel. Nada com os velhinhos de Cumbica. É que propôs para 29 de Novembro – o Dia da Solidariedade à Palestina. Deve mudar para 12 de Abril.

SINDICOMLEGIS

Apesar da resistência do Sindilegis, foi criado o Sindicomlegis, que pretende filiar comissionados do Congresso. Falta o registro no Ministério do Trabalho. Os deputados Izalci (PSDB-DF), Bolsonaro (PP-RJ), entre outros prestigiaram o evento.

MORTE DO DELEGADO

Foi assassinato o delegado aposentado Paulo Magalhães, em Campo Grande (MS), que editava o Blog Brasil Verdade. Não há notícias da motivação. O deputado Mandetta (DEM-MS) vai cobrar investigações.

ESPECIALISTA EM TOCHA

Acredite. Bomba tanto no Rio o mercado para os Jogos Olímpicos que o Comitê Rio 2016 abriu vaga para ‘Especialista em Revezamento da Tocha’.

JALECO NA PISTA

A Federação Nacional dos Médicos conclama a categoria a ir às ruas dia 3 de Julho contra a ideia da presidente Dilma de importar profissionais.

PONTO FINAL

E essa zaga da Seleção Brasileira: parece um bando de meninas jogando Queimada.