Coluna Esplanada

Eduardo Campos: ‘O Dragão acordou e quer comer’

Leandro Mazzini

Do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pré-candidato à Presidência, para o colega Teotônio Vilela (PSDB), de Alagoas, após reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto:

‘Ela não entendeu o recado das ruas: o Dragão acordou e quer comer. E não quer docinho, quer muita comida. E vai querer muito dinheiro, mas muito dinheiro mesmo’.

Estavam no elevador, descendo do 2º andar para o subsolo do Palácio, na Segunda passada – quando da 1ª reunião com a comandante.

Em outro cantinho do Palácio, o serviço secreto da coluna ouviu isso de um governador tucano: ‘Uma certeza desta reunião, Ela não ouve ninguém’.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________

SÓ NO PAPEL

O senador Benedito de Lira (PP-AL), cabra-macho, sim senhor, levou 30 perguntas num papel para fazer à presidente na segunda reunião. Voltaram intactas.

O LEITOR

O presidente do TJ do Espírito Santo, Pedro Valls Feu Rosa, é leitor ávido da imprensa. Seu clipping diário, invejável, nem Dilma possui. Abrange.. 600 jornais de 260 países.

O SENADO ACORDOU

Desde 2010, com a implementação do Plano de Carreiras no Senado, a turma recebe gratificação de desempenho em 60% do salário, divididos mensalmente, mas… sem critério de avaliação. Um presentaço. A partir de 1º de Julho, ‘terá início o processo de avaliação que incidirá sobre os 40% restantes da gratificação’, informa o Senado. É a Resolução nº 69, de 2012 que entra em vigor. Mas o clima entre os servidores é de revolta. Acreditam que o presidente Renan Calheiros, que só agora regulamentou os critérios de avaliação, surfa na onda moralizadora, pressionado pelas manifestações. Na moita, a Advocacia do Senado está atenta. Prevê uma enxurrada de ações. É que há precedente. Só em 2011 começaram a ser pagos os adicionais de especialização aprovados em 2006. O pagamento retroativo foi milionário em alguns casos.

BRECOU

Pelo visto, parou no acostamento o projeto do deputado Tiririca (PR-SP) Meu Trailer, Minha Vida, para circenses. A Comissão de Desenvolvimento Urbano tirou de pauta.

TU-TU-TU..

Roberto Lucena (PV-SP) relatou pela rejeição o projeto 1618/11, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que cria linha de telefone para ‘orientação de psicólogos sobre aborto’.

ELBA & PAPA

Elba Ramalho e Luan Santana vão cantar para o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude. Chamou a atenção do Vaticano o trabalho voluntário da cantora em pastorais da Igreja, junto a mães solteiras pelo Brasil. Luan vai a convite dela. Chegou ao Vaticano caso inédito ocorrido há poucos meses: Numa comunidade, Elba conheceu jovem que desejava abortar. Era fã de Luan. A cantora ligou para o sertanejo e o colocou na linha com a garota. Papo vai e vem, Luan a convenceu a desistir do aborto.

REVIRAVOLTA DO BEM

Força do povo também na República Dominicana. O Congresso recuou e excluiu da Lei de Informação, recém-aprovada, pena de prisão para eventuais ‘difamação’ e ‘injúria’, cuja decisão seria dada por um ‘conselho’. Comemorou a Repórteres Sem Fronteira.

FÉ NO DINHEIRO

O ex-governador Joaquim Roriz prova uma fé sobrenatural. E com dinheiro. Quando renunciou ao Senado, passou em seguida na Catedral para orar. Agora, acaba de doar R$ 40 mil para a paróquia do Lago Azul do Novo Gama, para compra de vitrais.

MUY AMIGO

De grão petista, que está na política desde que Dom Pedro soltava pipa: ‘Me cita uma obra de Dilma. E um grande empresário ou movimento popular que anunciou apoio’.

SOM NA CAIXA

Avança na Câmara projeto do deputado Zequinha Marinho (6303/09) que desobriga músico a ter carteirinha de entidade. ‘É livre o exercício da profissão’, diz o texto.

contato@colunaesplanada.com.br