Coluna Esplanada

Na Alemanha, Lula desanca deputado Feliciano

Leandro Mazzini

Se Lula ainda fosse presidente, teria feito gestões e o polêmico deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) já teria rodado da presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Segundo o deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF), que esteve com o petista em evento em Leipzig, na Alemanha, Lula desancou a postura de Feliciano e já emitira sinais de insatisfação para conhecimento da presidente Dilma.

Estavam todos numa rodinha de amigos. O ex-presidente não sabia que Fonseca é deputado evangélico e aliado do pastor. A revelação foi feita ontem por Fonseca para poucos parlamentares.

Numa pose para foto com o grupo, Ronaldo esboçou um ‘Lula de novo’, e o ex-presidente de cara bem fechada: ‘Não brinca com coisa séria’.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

____________________

PÉ NO PALANQUE

O Planalto adiantou a entrega de retroescavadeiras para cidades castigadas pelas chuvas no Paraná. Pré-candidata, sobe no palanque hoje é a ministra Gleisi Hoffmann.

PÉ NA PORTA

A bancada do PSD, terceira maior da Câmara, enviou cobranças à presidente Dilma para vetar inciso do PLC 3/2013 que trata da profilaxia da gravidez.

TURMA DO CELEIRO

Será que há algo de podre no celeiro? O plenário da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara ficou cheio de assessores parlamentares do PTB, que controla a Conab. O deputado Rubens Bueno, líder do PPS, apresentou proposta para que a Comissão e o TCU façam uma devassa nas contas e contratos da companhia.

PAZ, MUITA PAZ

Novo relator da proposta, o deputado Ronaldo Fonseca reuniu-se com representantes dos juízes de paz do DF para tratar do PL que determina eleição direta com indicação partidária para a classe, algo inédito no Brasil. O TJDFT continua em silêncio.

VOLTA POR CIMA

O consultor legislativo Luiz Antonio Eira foi nomeado por Henrique Alves diretor do Centro de Informática. Quando secretário-executivo do Ministério da Integração, Eira foi humilhado pela presidente Dilma numa reunião, saiu de lá e pediu exoneração. É o presidente da Câmara, Henrique Alves, quem apadrinha Eira no cargo. Há anos, Alves deu um bambolê para a então ministra da Casa Civil ter jogo de cintura.

SEGUUURA

Pode sobrar até para a grande festa do Rodeio de Barretos (SP). O PSD da Câmara pediu abertura de CPI sobre maus tratos a animais.

PALMADAS NELES!

O deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC) protocolou requerimento (8198/13) pedindo a revisão de despacho ao poder conclusivo do PL 7672/10 (Lei das Palmadas), que tramita como terminativo (sem ir a plenário) na CCJ.

ESSA DOEU

Segundo Agostini, há vício de inconstitucionalidade formal, porque a Constituição, no artigo 68 § 1º, inciso II, e o Regimento da Câmara, no artigo 24, II, determinam que matéria de direitos individuais têm que passar pelo plenário.

CUIDADO, BIAL

Pedro Bial, cheio de poesia, não tinha noção de onde realmente estava quando foi parar na Comissão de Direitos Humanos para gravar cenas de seu programa ‘Na Moral’. O alvo era Feliciano. Mas o deputado Pastor Eurico (PSB-PE) pediu a palavra e desancou o apresentador da Globo, citando seu programa ser ‘amoral’ e ‘imoral’. Calma, doutor.

FALA, PADILHA

Presidente da Fundação Ulysses Guimarães (PMDB), Eliseu Padilha ressalta que a instituição não paga a dirigentes ou qualquer outro membro qualquer remuneração, como citou a coluna ontem. É muito boa vontade. A Fundação Ulysses Guimarães tem um Programa de Formação Política gratuito para os peemedebistas e outros interessados, frisa Padilha. Já passaram 200 mil alunos.

É DIA DEMAIS

O senador João Claudino lembra que existem o Dia do Zumbi (20/11) e o Dia do Índio (19/4). Daí rejeitar proposta de Dia da Cultura Africana e Ameríndia.