Coluna Esplanada

Cresce pressão da bancada cristã sobre presidente Dilma

Leandro Mazzini

Católicos e evangélicos estão unidos para exigir da presidente Dilma Rousseff vetos ao projeto de lei complementar (PLC 3/2013) que prevê a realização de aborto a qualquer momento e sem autorização judicial. Lembre a polêmica aqui.

Os deputados João Campos (PSDB-GO) e Marcos Feliciano (PSC-SP), entre outros, da bancada evangélica na Câmara, defendem o veto total à proposta.

A CNBB, com o apoio de entidades como o movimento Pro Vida Brasília, quer veto total. Juntos, realizaram ato político hoje à tarde em frente ao Palácio do Planalto.

O senador Gim Argello (PTB-DF) e Padre Paulo Ricardo, ligado ao ProVida, alertarão ministra da Casa Civil Gleise Hoffmann sobre desgaste político se Dilma sancionar o texto.

A presidente tem té a semana que vem para sancionar ou não a lei. Prazo, em curso, terminará logo após a visita do Papa Francisco à Jornada Mundial da Juventude. O desgaste é iminente.

Com Vinícius Tavares 

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________

NASCITURO

Décio Lima (PT-SC) é criticado na CCJ por não designar relator a Estatuto (PL 478/13) que prevê direito a um salário mínimo às crianças concebidas de violência sexual.

CAIU NA REDE..

Em tempos pré-eleitorais, se alguém teve alguma capitalizada política, segundo um deputado petista, foi Marina Silva. As próximas pesquisas deverão acusar o quanto.

 PEIXE GRANDE 

Operação Faraó deflagrada pela Polícia Civil do DF apreendeu seis carros de luxo de grileiros que atuavam na região de condomínios do Altiplano Leste. A quadrilha vendia cerca de 400 lotes em áreas irregulares a preços entre R$ 80 mil e R$ 400 mil. Polícia recolheu dois Land Rover, dois Range Rover, uma Saveiro e uma Hilux nova.

BATALHA DOS SINDICATOS 

Ministério do Trabalho indeferiu pedido do Sindilegis de promover mudança estatutária para absorver em sua base de contribuição aposentados e pensionistas. Criação de nova entidade de servidores comissionados ameaça soberania do sindicato do legislativo.

BATALHA PETISTA  

Ex-relator de projetos sobre reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS) não aceita indicação de Cândido Vacarezza (PT-SP) para coordenar GT sobre tema. Presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN) tentou apaziguar ânimos ao lembrar que o PT poderá indicar dois nomes. Nos bastidores, intenção é renovar interlocução.

PRÉ-FÉRIAS 

Véspera de recesso com pronunciamentos no vácuo, em plenário vazio. Na Câmara na sexta, o deputado Izalci (PSDB-DF) falava só para a TV Câmara, longos minutos antes de terminar a sessão. O telespectador não sabe, mas até a galera do cafezinho estranha.