Coluna Esplanada

Governo do Rio prevê confrontos em Copacabana e reforça polícia

Leandro Mazzini

Não é a mobilidade urbana com a mudança do lugar da missa do Papa amanhã que preocupa autoridades do Rio.

O governador recebeu informes da cúpula de segurança de que pode haver confronto. Protestos de variados grupos – e na esteira deles, os vândalos devem aparecer – foram programados para Copacabana.

‘Guaratiba é tão longe que não ia nem manifestante. Agora vai todo mundo para a praia’, diz à coluna o vice-governador Luiz Fernando Pezão.

Estima-se que um terço do efetivo policial da capital será direcionado para Copacabana, nestes sábado e domingo, onde na sexta à noite já houve início de tumulto.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________

‘JESUS’ É BOPE

Quinta, hora do almoço, um restaurante lotado de jovens da Jornada no Centro do Rio gargalhou. ‘Ele está entre nós’, gritou um. Era um policial com o nome Jesus na camisa.

BOFF, O RETORNO

A teologia está em alta com a visita do Papa. Leonardo Boff, um dos pais da Teologia da Libertação, faz palestra em Nova Friburgo (RJ) na Quarta. Nos anos 80, Boff foi excomungado no Vaticano após inquirição pelo então cardeal Joseph Ratzinger (depois, Papa Bento XVI). Sentou na mesma cadeira onde Galileu Galilei também fora julgado séculos atrás.

NEM HÓSTIA VENCIDA 

Eduardo Paes reforçou que não houve dinheiro público na JMJ. É também reclamação da bancada cristã do Congresso, a quem apelou a cúria do Rio. Políticos lembram à meia boca que governo e prefeitura dão milhões de reais para os bicheiros da Sapucaí, para o Athina Horse Show e para o Rock in Rio. Para o Papa, nem hóstia vencida.

DÁ LICENÇA…

Turbulência entre a Infraero e o governo do Paraná. A estatal avisou ao governador Beto Richa que pretende solicitar os hangares e helipontos do Grupo de Resgate do Corpo de Bombeiros do Aeroporto Bacacheri em Curitiba. O governo interpretou a equação: em vez de a estatal ressarcir o estado pela segurança que os bombeiros fazem ali e em São José dos Pinhais, a Infraero pode inverter o custo. Ou seja, cobrar aluguel. Mas nos bastidores das hélices a intenção é comercial. Curitiba é sede da Copa, e faltará pátios e hangares para aeronaves executivas dos torcedores abastados.

CNV = TNT

Vive uma crise interna sem tamanho a recém-criada Comissão Nacional da Verdade (CNV). Os militares que sempre contestaram estão adorando. Será tema de revista.

DEDO DIGITAL

O TSE continua com dificuldades em manter a rede de informática funcionando nos TREs onde há recadastramento biométrico. Em Brasília, houve cartório que teve que transferir de um dia para outro todos os agendados. Aí, acredite, sistema caiu de novo.

ÁGUAS CONFRONTANTES

Mais um capítulo de crise entre Paraguai e Brasil. O presidente Federico Franco cumpriu promessa de campanha e questiona o contrato com a Itaipu binacional sobre valores de venda de energia. Desta vez, apelou a um economista americano de renome. Franco contratou a peso de ouro o economista Jeffrey Sachs, da Columbia University, que fez um estudo no qual aponta necessidade urgente não só de revisão, como de auditoria nas contas. Itaipu respondeu com dossiê de vinte páginas. A crise continua.

LIFESTYLE

Um leitor reparou. Nunca viu tanto político brasileiro passeando em Miami. A cidade tornou-se uma satélite de Brasília, num movimento imobiliário suprapartidário. E não se hospedam em hotéis…