Coluna Esplanada

Bronca de guerrilheira faz ministra chorar em reunião

Leandro Mazzini

Numa reunião tensa que durou seis horas na Terça-feira, a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), Maria do Rosário, chorou duas vezes diante de críticas e depoimentos de familiares das vítimas do Araguaia (TO).

O momento mais delicado foi quando Rosário não se segurou ao ouvir da ex-guerrilheira Criméia Almeida que ‘nada presta’ e que está ‘tudo ruim’ na Comissão de Mortos e Desaparecidos, relatam testemunhas, trabalho coordenado pela SDH.

No encontro foi exposto o racha entre os familiares das vítimas, após a inédita votação verbal sobre os rumos dos trabalhos. Por 12 a 6, vão continuar as buscas por 45 desaparecidos na região do Araguaia durante o regime militar. Eram 47 – desde o início das buscas, duas ossadas foram encontradas.

Enquanto a maioria quer encontrar as possíveis ossadas, integrantes do grupo Tortura Nunca Mais pregam o fim das buscas. A despeito do desencontro, uma sentença da Justiça Federal prevê indenização de R$ 25 milhões para cada familiar – valores de hoje.

A sentença de 2006, em 1ª instância, da juíza Solange Salgado, determina a continuidade das buscas ou a indenização para cada família em R$ 10 mil/dia, com pagamentos retroativos.

O grupo que luta por interromper as buscas levanta um argumento patriótico: o governo já teria gastado demais com os trabalhos. “Emocionalmente, não quero que se gaste mais recursos públicos para procurar meus irmãos”, argumentou Laura Petit, que tem dois irmãos desaparecidos.

Representantes de seis famílias manifestaram-se pela interrupção das buscas e pelo consequente fim do processo – Vitória Grabois, Elizabeth Silveira, Criméia Almeida, Laura Petit, Lorena Barroso e Sônia Maria de Souza. Lideradas por Diva Santana, representante oficial das famílias na Comissão dos Mortos e Desaparecidos, 12 familiares preferem que o Estado continue buscando respostas.

Segundo a SDH, a reunião debateu ‘Balanço das Atividades’, ‘Pedido de oitiva de militares que participaram da guerrilha’ e ‘Retorno das atividades de busca’. A assessoria informou que 'a ministra se emocionou em alguns momentos ao ouvir relatos de familiares'. Criméia Almeida não foi encontrada no telefone de contato.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________

ESPLANADA BOX

O piloto brasiliense Felipe Nasr é aposta para ser promovido à F1 em 2014. No sábado, Nasr, vice-líder da GP2, se reuniu com o chefão Bernie Eclestone em Budapeste, que lhe teceu elogios. No dia seguinte, Nasr ficou em terceiro e está a seis pontos do líder, Stefano Coletti (Mônaco). O piloto chegou ontem a Brasília com o troféu.

EX É FOGO!

Vice-prefeito de Marcio de Lacerda em BH na primeira gestão do socialista, Robertinho Carvalho (PT) vai abrir uma ONG para fiscalizar as ações da gestão municipal. Lacerda e Carvalho brigaram em 2012, e o petista foi preterido na disputa em 2012.

GRITO DA ARQUIBANCADA

Após abrir vaga para ‘Especialista em revezamento de tocha’ – calma, não é para correr, é para planejar a rota – agora o comitê Rio 2016 abre vaga para ‘Especialista em Experiência do Espectador’.. Enquanto isso, antes que seja tarde: o governo federal comemora o início da construção dos três pavilhões esportivos do Parque Olímpico da Barra, o maior legado dos Jogos.

MISTÉRIO

Continua mistério o caso de Diaulas Ribeiro na corregedoria do MPDFT, sobre suposto conflito de interesses na atuação como promotor da saúde e ligação com o CRM.

VOU BEM, OBRIGADO

Afastado da direção do PSB de Minas por Eduardo Campos, por ser muito ligado a Lula, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia dedica-se à fábrica de insulina aberta em Nova Lima. O BNDES é sócio, com 25%. Vende para o mundo inteiro.

DOWNLOAD LENTO.. .

Engavetado há meses, o marco civil da internet deve ir a votação semana que vem na Câmara, prevê o relator Alessandro Molon (PT-RJ). Lembra que não existe legislação que impeça as empresas de telefonia de guardarem e até venderem dados dos usuários. O marco civil propõe o sigilo dos dados dos internautas, e justo por isso sofreu forte lobby dos provedores, portais e telefônicas. ‘Não é admissível que mais de 80 milhões de brasileiros que usem a internet fiquem desprotegidos’, explica Molon.

E AGORA?

O deputado André Vargas (PT-PR) entrou em situação delicada. Fez média para os eleitores do Paraná, sua base que pode ganhar um TRF, e o caso desandou. ‘É ação para facilitar o acesso’, justifica. Mas comprou briga com Renan e Joaquim Barbosa.

SARNEY

E o senador José Sarney (PMDB-AP) confia tanto nos hospitais do Maranhão, governado por Roseana, que correu mesmo para o Sírio Libanês de SP. Que fique bem.

NINGUÉM SEGURA!

A professorinha Amanda Gurgel, lembram dela?, aquela que abriu verbo na Assembleia do RN numa audiência, ganhou fama na internet e se elegeu vereadora mais votada de Natal, agora defende fim do Senado e salário de professor equivalente ao de parlamentar.

PONTO FINAL

Será que os Jogos do Rio terão a modalidade Lançamento de Coquetel Molotov?

contato@colunaesplanada.com.br