Coluna Esplanada

Vice da Câmara usa jato da FAB para campanha por TRF’s

Leandro Mazzini

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), aproveitou a interinidade no comando da Casa e usou a prerrogativa do cargo numa campanha que conotou causa própria.

Fez série de quatro viagens, ‘a serviço’, em jatinho da FAB apenas na última Quarta-feira, para visitar Curitiba, Belo Horizonte e Salvador – três das quatro eventuais sedes de novos Tribunais Regionais Federais. À noite, voltou para Brasília. No site da FAB, há registro de que levou mais três passageiros.

Foi Vargas quem promulgou, como presidente interino do Congresso, o projeto de criação dos TRF’s, em discordância com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o presidente do STF, Joaquim Barbosa – que apontam gasto desnecessário. Já os governadores e parte do Judiciário defendem a criação dos tribunais, para dar celeridade aos recursos na segunda instância acumulados nos atuais TRF's.

O vice da Câmara decolou de Londrina, sua cidade natal, na Quarta às 7h25. Passou por Curitiba, BH e Salvador ‘para articular a criação dos TRF’s’, relatou à coluna.

Vargas reuniu-se com governadores, que pedem os TRF’s. Os encontros foram relâmpago, segundo diário de bordo. Não ficou mais que três horas em cada cidade.

Na Quinta, o vice abriu mão de voo comercial, no qual costuma viajar, e requereu novo jato da FAB, para voltar para casa em Londrina. O avião fez escala no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ‘para deixar o (ministro da Fazenda) Guido Mantega’, justifica o deputado, que seguiu para o Paraná.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

___________________

(PÉ)SADO 

O governador Jaques Wagner, da Bahia, está usando bota ortopédica no pé esquerdo. Igual à que a presidente Dilma usou na praia quando tirou férias. Wagner torceu o pé em caminhada, mas não alterou rotina.

LIBEROU

A presidente vetou o PL 6.127/09 que previa atividade exclusiva de servidores do Estado a função dos funcionários do IBGE. Ou seja, censo pode ser terceirizado.

AEROPEPE

Com um país deste tamanho, há quem repare no governo (e não é qualquer autoridade), o vaivém do ministro Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) em jatos da FAB para agenda no RS, sua base. Viagens para Caxias, Erechim, Passo Fundo e Porto Alegre. A assessoria do ministro Pepe Vargas explica que ele tem viajado não só para o Sul, mas também para o Nordeste, via FAB, para tratar do Plano Safra Semiárido.

CASTIGO 

O pastor Silas Malafaia criticou no Twitter a humildade do Papa: ‘O Vaticano possui uma das maiores reservas de ouro do mundo’. Num retwitte surgiu uma resposta: ‘Vocês chegam lá, eles fazem isso há mais tempo’.

VARREDURA

O secretário de Planejamento do DF, Luiz Paulo Barreto, pretente economizar R$ 100 milhões este ano com nova regulamentação de licitações, sem contratos emergenciais. A priori, serão para prestadores de serviços de limpeza e segurança.

VOZ DO POVO

Na página e-Democracia, do Portal da Câmara dos Deputados, há um Forum, onde o internauta pode opinar sobre a Reforma Política. A maioria das postagens são contrárias ao financiamento público de campanha. A página foi criada pelo Grupo de Trabalho da Câmara em 16 de julho para dar suporte ao projeto de Reforma Política. Técnicos compilam respostas e enviam às lideranças.

PONTO FINAL

Amarildo da Rocinha é a Dana de Tefé dos pobres. Onde estão?

contato@colunaesplanada.com.br