Coluna Esplanada

Kirchner quer usina nuclear perto de Foz do Iguaçu

Leandro Mazzini

Chamada de La Loca entre gabinetes sul-americanos, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, faz juz ao apelido.

Ciente do impasse do Paraguai com o governo do Brasil sobre Itaipu, trata com o presidente Federico Franco a construção de uma usina nuclear que atenderia aos dois países, instalada na fronteira com o Paraguai, em Formosa, a apenas 300 km do Parque Nacional de Foz do Iguaçu – um santuário ecológico – e a 220 km da capital Assunção.

O Parlamento do Paraguai protesta: não foi consultado, como determinam normas internacionais. Há poucos dias, a Comissão de Relações Exteriores do Parlamento paraguaio convidou o chanceler J. Félix Estigarribia para explicar o atropelo diplomático. Não convenceu.

Para especialistas em energia nuclear, em eventual acidente não há risco de contaminação num raio de 15 km. Isso na teoria. Já ecologistas defendem raio de exclusão de 90 km. Mas há risco para a bacia hidrográfica em centenas de quilômetros.

Se a usina for implantada, Cristina Kirchner assim resolve seu problema financeiro. Divide os custos de implantação com o Paraguai, e este,  abastece melhor o interior a despeito da venda de excedente de Itaipu para o Brasil, cujos valores do contrato contesta.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________

PERIGO NA PISTA

A Infraero decidiu pelo fim do convênio com o Corpo de Bombeiros no aeroporto de Bacacheri, em Curitiba, o terceiro mais movimentado da região Sul. Ficam sem qualquer operação de contraincêndio e resgate todas as aeronaves que operam ali. O convênio existia há duas décadas. O governo do Paraná tentou negociar, em vão.

FÉ IMPERIAL 

Passaram incólumes na multidão da Jornada Mundial da Juventude os herdeiros da Família Imperial no Brasil. A Princesa Christine de Orleans e Bragança foi voluntária e auxiliou cardeais e bispos de língua francesa durante o evento. Chegou ao Vaticano a notícia de que a Princesa Maria da Graça atuou como voluntária. A Princesa Maria Gabriela fez peregrinação e vigília. A Princesa Isabel, Condessa de Stolberg-Stolberg, trouxe 20 peregrinos da Bélgica, França, Luxemburgo e Espanha.

BOLETIM MÉDICO

José Sarney teve alta do hospital Sírio Libanês ontem, a despeito da visita de políticos ‘aliados’ de olho em seu espólio político. O veterano sonha presidir a ABL.

NOVELA DOS TRF’s

A despeito da campanha aérea de André Vargas (PT-PR) pelos novos TRF’s, a Associação dos Juízes Federais segue vias pertinentes. Ingressou com pedido de intervenção na Adin 5017 contra a decisão que suspendeu a criação dos tribunais.

ALERTA À IMPRENSA

A ONG Repórteres Sem Fronteira desce em peso em Santiago do Chile para a Cúpula Latinoamericana de Jornalismo de Quarta a Sexta. Há alerta no Continente sobre legalização de ‘conselhos’ para regulamentar o setor, mas com vistas à censura.

MÚMIAS!

Enquanto governantes do século 21 continuam inertes, o Museu Nacional do Rio sedia o 8º Congresso Mundial de Estudos de Múmias (as milenares).

PONTO FINAL

Aliás, onde estão a múmia do Faraó Queóps, a Dana de Tefé e o Amarildo?

contato@colunaesplanada.com.br