Coluna Esplanada

Governo vai conceder mais sete rodovias

Leandro Mazzini

O Conselho de Desestatização do governo, com aval de estudos da Empresa de Planejamento e Logística, vai se livrando dos gastos com importantes estradas, que podem ser administradas por grupos estrangeiros.

Mais sete rodovias – que cortam sete estados e o DF – terão edital de licitação, com concessão de 30 anos, prorrogáveis. Poderão participar empresas nacionais ou estrangeiras. O leilão será na BM&F Bovespa e ganha quem apresentar menor valor de pedágio para os trechos.

Entraram na lista as BR 101 (ES/BA), BR 262 (ES/MG), BR 153 (TO/GO/MG), BR 050 (GO/MG), BR 060 (DF/GO), BR 163 (MT/MS).

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________________

LEI DA CAMISINHA

A presidente Dilma sancionou a Lei 12.849 que obriga fabricantes de produtos de látex natural a gravarem o nome do produto nas embalagens. É que o produto pode causar dermatite em algumas pessoas. Serve principalmente para fabricação de preservativos e luvas cirúrgicas.

TENSÃO

Os membros da Comissão da Verdade fazem hoje uma reunião para definir os rumos do trabalho e aparar arestas. Em suma, pela sobrevivência da meta.

CONSULTA PRESIDENCIAL

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) entrou de súbito na reunião de líderes da Câmara na Terça e fez-se um silêncio de surpresa. Tinha chapas de raios x na mão e mandou, para a gargalhada geral: ‘Caiado, preciso de uma consulta sua!’. O deputado médico Ronaldo Caiado, líder do DEM, a atendeu na sala privativa cedida pelo presidente Henrique Alves.

EPA, EPA 

Suzana Lisboa, do grupo Tortura Nunca Mais, passou por Brasília e disse que estaria articulando com emissários da presidente Dilma, dentro do Planalto, uma solução pacífica para a Comissão da Verdade. A substituição de dois membros. O grupo pretende a demissão dos comissários que são contra a revisão da Lei da Anistia, Paulo Sérgio Pinheiro e José Carlos Dias, e indicar nomes ligados às famílias dos desaparecidos políticos. Teria ela o apoio de José Dirceu.

ÍNDIO QUER..

O deputado Osmar Terra (PMDB-RS), autor do projeto de lei da internação involuntária para viciados em crack, diz ter informes de que a droga tem dizimado tribos de índios.

O ESCOLHIDO

De um líder da Câmara, após reunião com ela, citando frase de Dilma sobre o ministro da Saúde: ‘Se todos os ministros fizessem como o Padilha, melhorariam nossa vida’.

VATICANO, QUE NADA..

O Príncipe Dom Bertrand, herdeiro da família imperial, revelou durante lançamento de seu livro em Brasília que o banco mais antigo do mundo é o italiano Banca Monte Dei Paschi, de Siena. Fundado por franciscanos em 1472. Tem filiais em toda a Europa.

SOM NO PLENÁRIO

O senador Randolfe (PSOL-AP) se desdobra para votar a PEC da Música, de benefícios para o setor, após a visita em massa de artistas no plenário. ‘É um compromisso da presidência da Casa para este semestre. Vamos cobrar esse compromisso’.

SANTA ZILDA

Cresce na Igreja a ideia de beatificação de Zilda Arns, que morreu vítima de terremoto no Haiti. Criadora da Pastoral da Criança, Zilda sempre foi cotada para o Nobel da Paz. Seu trabalho voluntário ajudou centenas de cidades a reduzirem a mortalidade infantil. Toca o projeto Santa Zilda o Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, presidente do Conselho da Pastoral da Criança. Diz que o Vaticano inicia o processo em 2015.

PESAR DA PAUTA

A ONG Repórteres Sem Fronteira protesta pelo assassinato do terceiro jornalista na Guatemala, este ano, numa mesma região. Luis Lima, morto em Zacapa na Segunda.

ESTREIA NA REDETV!

O jornalista Eric Klein estreia dia 12 na Rede TV! o semanal ‘Debate Brasil’, com convidados congressistas. Vai ao ar 1h15, toda madrugada de Segunda para Terça.

contato@colunaesplanada.com.br