Coluna Esplanada

Presidente do Senado vai propor 30 dias de campanha na TV

Leandro Mazzini

Embora a Câmara dos Deputados já tenha iniciado o debate, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai apresentar um pacote de minirreforma eleitoral para 2014, com o objetivo de reduzir os altos custos de campanha.

A principal proposta é a redução de 45 para 30 dias da campanha eleitoral na televisão e rádio. Outras propostas serão: limitar material de campanha a ‘santinho’, adesivo (40cm x 80cm) e carro de som; e autorizar canais a cabo a exibirem as inserções de 30 segundos.

Renan reuniu líderes e anunciou que entregará o pacote semana que vem, e propôs celeridade. Acredita que a minirreforma da Câmara não vai andar, pelo impasse entre líderes e a quantidade de emendas ao projeto, sem acordo.

No pacote da Câmara, sob tutela do deputado Vaccarezza (PT-SP), com exceção do tempo reduzido de TV, há propostas similares para limitação de material.

Já tramita na Câmara o PL 4.809, do deputado Félix Mendonça (PDT-BA), que pretende reduzir a campanha na TV e adiantá-la para 60 dias antes do pleito.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________

MISTÉRIO

A americana Experian , sócia do Serasa no Brasil, segundo o próprio site, é empresa privada, ‘líder global no fornecimento de informações, serviços de análise e de marketing, auxiliando organizações e consumidores em decisões comerciais e financeiras’. O que faria com dados dos cidadãos repassados (ou vendidos?) pelo TSE?

#MEDINHO

Em tempos de denúncias de Edward Snowden, sobre o BBB governamental e a promíscua relação com corporações, a confusão que o TSE arrumou só fez barulho na imprensa. Curiosamente, nenhum pio no Congresso da base ou oposição contra a corte.

AULA DE PREVENÇÃO

Tramita na Câmara o PL 6010/13 que inclui na grade curricular o ‘ensino do respeito a igualdade de gênero’ e na ‘prevenção e enfrentamento a violência doméstica e contra pessoas em situação de vulnerabilidade’. Ufa!, haja espaço no boletim.

FATO

Do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), cujo projeto já aprovado na Câmara prevê pena maior para traficante: ‘Nosso código penal é muito ruim. Vê-se pelos 50 mil homicídios por ano. Há muita reincidência’.

GAZETEIROS!

O radialista José Maria Trindade quem constatou em foto: na Quinta às 14h43 havia registro de 369 deputados no plenário, mas de corpo e alma, só três estavam ali.

DO COLDRE

Avança na Câmara – foi aprovado na Comissão de Segurança – projeto terminativo (não vai a plenário) que prevê a isenção das taxas e tributos para a renovação e registro de armas para aposentados e inativos das polícias. A turma está atenta. O texto original concedia a isenção aos integrantes das forças armadas, de guardas municipais e os integrantes dos órgãos policiais. A extensão aos dois grupos foi conquista da Associação Nacional da Indústria Armamentista.

TRATO DE IRMÃOS

Como de praxe, em véspera de ano eleitoral, os irmãos Dias voltam a conversar para o bem da família. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) mandou recado para o irmão, ex-senador Osmar (PDT), que pretende disputar a Casa Alta. Será um ou outro no pleito.

'AMAZON POST' 

Para que a Amazon não pense que o The Washington Post é só mais um produto da rede: Uma publicidade dos Classificados do jornalão mostra foto de pessoas comuns, com os dizeres: ‘Consegui meu emprego por causa do Washington Post’. Em outra parede, cartaz completa, com foto do presidente Gerald Ford, vice de Nixon, que assumiu com a renúncia dele no caso Watergate. ‘Consegui meu emprego por causa do Washington Post’. Revela em seu blog o repórter Raphael Gomide, que lá esteve.

NOS TRILHOS

‘Amarrado’ na linha do trem, o tucano (por ora) José Serra faz palestra na Associação Comercial de São Paulo na Segunda, às 17 horas, sobre Desenvolvimento do Brasil.

contato@colunaesplanada.com.br