Coluna Esplanada

Por validação da Rede, Marina apela ao TRE de SP

Leandro Mazzini

Feldman: o tucano, futuro 'redista', tem missão inglória de oficializar o partido em SP (foto: psdb.org.br)

Intrigada com a alta quantidade de rejeições de assinaturas, sem justificativa pelos cartórios paulistas – onde concentra a fundação do partido – a cúpula da Rede de Marina Silva apelou ao presidente do Tribunal Regional Federal, Alceu Navarro.

Em reunião, detalhou o esforço para a criação da sigla, revela o deputado Walter Feldman (PSDB-SP), e pediu atenção dos cartórios nas justificativas.

Feldman ressaltou que a Rede faz ‘pente fino prévio com correção grande de erros que eles (cartórios) poderiam pegar; A lista vai enxuta’.

Marina Silva acredita na fundação do partido e na candidatura presidencial. Para ela, não há opção. ‘Quem tem plano B não tem plano A’, diz a aliados.

Hoje tucano, o deputado Feldman está prestes a sair do ninho. Será o coordenador da campanha de Marina na eventual candidatura em 2014. E se respalda em números que contabilizou: ‘São necessárias 491.656 assinaturas’. Têm o dobro como lastro.

Feldman ratifica que, apesar de não ter registros ainda em Pernambuco e Acre, como mostrou a coluna, os dois estados terão em breve a oficialização da Rede.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

__________________________

AZERBAIJÃO, TUDO DE BÃO

O Azerbaijão deve ser muito, mas muito importante para a relação bilateral com o Brasil, ou com o Congresso Nacional. Num mesmo dia, em poucas horas, as duas Casas aprovaram a criação de cooperação entre os dois países. Ou seja, gasto duplo. No Senado, foi criado o Grupo Parlamentar Brasil-Azerbaijão, ‘para relações entre os Legislativos’. E o mesmo grupo foi criado pela Câmara. Ambos terão missões no país, com o dobro de parlamentares, ao contrário  de uma frente mista.

SENHORA DAS ARMAS

Acredite. A controladora da Taurus, uma das maiores fabricantes de armas do mundo, com unidades aqui e nos EUA, é a Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil.

___________________________

O Complexo Parque Cidade Corporate: a nova 'Esplanada' dos Ministérios, a 3 km da oficial

PUXADINHO DA ESPLANADA

Os três belos e novos edifícios do complexo Parque Cidade no setor de Rádio e TV Sul de Brasília viraram sucursal da Esplanada. De propriedade dos fundos de pensão, abrigam, entre outros, Anac, SAC, Direitos Humanos, BNDES, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

____________________________

EPA, EPA

O deputado federal Guilherme Campos (PSD-SP) recolhe assinatura para PEC que redistribui número deputados com base no Censo do IBGE. SP passaria de 70 para 111; O Acre, de 8 cairia para 2; e o DF perderia um, ficaria com 7.

URNA ON THE ROAD

A CCJ da Câmara aprovou em decisão terminativa projeto que dá direito de voto em trânsito em eleições estaduais e municipais. Um avanço, para quem viaja em dia de eleição..

__________________________

Já concdido, Viracopos 'tirou' orçamento federal milionário de terminais da Infraero (foto: viracopos.com.br)

TRANSFERÊNCIA A JATO

A presidente Dilma remanejou numa canetada só R$ 179 milhões previstos para ampliação de aeroportos da Infraero para… o terminal de Viracopos, em Campinas, que acaba de ser concedido. Ficaram sem obras os aeroportos da Infraero de Confins (BH), Macapá, Santarém (PA), Galeão (Rio), Cumbica (Guarulhos), Salgado Filho (Porto Alegre), Goiabeiras (Vitória) e Goiânia (GO). No decreto assinado dia 8, a presidente direciona R$ 179.452.849,00. Vitória, BH, Guarulhos, Rio e Goiânia ficaram sem obras de ‘adequação’. Santarém sem o terminal de passageiros; e o terminal de Macapá, concluído em parte.

___________________________

NA MACA

Referência na América Latina de combate ao Câncer, o Instituto Nacional do Câncer vive em tensão, quase na UTI, com debate interno sobre reforma de gestão. Agora, fechou matrículas de mais pacientes. O presidente Dr. Santini, que se desdobra para segurar a qualidade, recebeu carta de um cidadão que perdeu o pai, após iniciar tratamento com cinco meses de atraso. Há cerca de 2 mil na fila, 80% com tempo de espera de 60 dias.

DO LADO DE LÁ

A brasileira Dufry assinou recentemente um contrato de concessão para operar lojas duty free no Aeroporto Internacional Mattala Rajapaksa, no Sri Lanka.

contato@colunaesplanada.com.br