Coluna Esplanada

Câmara vai despejar três deputados de apartamentos. Donadon entra na lista

Leandro Mazzini

A Quarta Secretaria da Câmara, que administra os imóveis do Poder Legislativo, vê-se diante de situação constrangedora.

Foi obrigada a notificar dois ex-deputados por ocupação irregular de apartamento funcional em Brasília. Berinho Bantim (PEN) e Francisco Araújo (PSD), ambos de Roraima, se afastaram e deixaram os imóveis para os suplentes.

Pela regra, porém, o apartamento deve ser transferido para mandatários. E há 80 deputados na fila de espera. Longe de Brasília, a dupla não é encontrada.

Márcio Junqueira (DEM) e Chico das Verduras (PRP), os atuais inquilinos que dão de ombros, serão despejados em breve.

Ontem, venceu o prazo para o deputado condenado Natan Donadon (RO) entregar o seu. A família ainda ocupa apartamento funcional. Atualmente, Donadon – ainda com mandato, mas com pedido de cassação aprovado na comissão de ética – mora numa cela especial do presídio federal da Papuda.

Em outro caso delicado, a Câmara está de olho na filha de um casal de políticos que ocupa, sozinha, um apartamento funcional de quatro quartos na Asa Norte. Viola todas as regras, porque pelo regimento o mandatário deve ocupar o imóvel, com direito a uso pelos filhos, mas na presença do parlamentar.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________________

ELEIÇÕES 2014

A minirreforma ministerial será de Dezembro para Janeiro. Para que ministros candidatos já comecem 2014 em pré-campanha. E não as faça dentro dos gabinetes.

CPI NACIONAL

Numa tensa reunião da bancada ontem à tarde na Câmara, o PSDB decidiu ir para o ataque. Vai propor, sozinho ou com partidos aliados – há negociações – uma ‘CPI nacional’ dos contratos da Siemens, Alstom e empresas nos consórcios. O tucanato paulista não quer pagar o pato sozinho. A decisão é sair da defensiva e agir. Ontem à noite mesmo começou a ofensiva. Os tucanos esperam apoio do DEM, PPS e até do PSOL. A assessoria parlamentar já investiga em que estados as multinacionais venceram licitações nos últimos anos. E os parlamentares abriram canal para denúncias.

PODER DA CALVÍCIE

O poderoso líder do PMDB, Eduardo Cunha, encontrou adversário à altura (da cabeça). Em tratamento capilar, desfila com boina pelo Congresso, recomendação médica.

PRIMEIRA DA FILA

A presidente Dilma pediu ao deputado Júlio Cesar (PSD-PI) que autografe para ela o primeiro exemplar de ‘O Brasil e o mundo em dados comparativos’, levantamento detalhado dele sobre vários índices e setores da economia. Lança em Outubro.

HOMOLESBOTRANSFOBIA 

Não é palavrão. É o neologismo para indicar combate ao preconceito com homossexuais, lésbicas e transgêneros. O deputado Jean Wyllys pediu audiência pública para debater a discriminação contra portadores de HIV em local de trabalho.

ULYSSES REDIVIVO

O PMDB vai baixar hoje no Pátio Brasil, em Brasília, a reboque do vice Michel Temer. O jornalista Jorge Bastos Moreno lança, a partir das 19h, na Saraiva, o livro ‘A história de Mora: a saga de Ulysses Guimarães’.

EITA!

Celular high tech com tecnologia touch dá nisso. A caixa de recado do aparelho de um poderoso chefe de autarquia de Brasília apresenta-se ao interlocutor com uma discussão do dono do aparelho. Ouve-se ‘Pelamor de Deus’ e outras gritarias.

FÉ NO DINHEIRO

Na onda de Francisco, a nota não é laica. Futuras cédulas de Real poderão ter a frase ‘Deus seja Louvado’. O projeto é do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).

DEU SINAL..

Sobre o incidente com o celular Vivo do deputado Goergen, sem sinal, na sede da TIM, cuja ligação 'caiu' enquanto ele concedia entrevista a uma rádio, a TIM avisa que ‘não há restrição de uso de outras operadoras em suas dependências’ e que simpatiza com o modelo de compartilhamento de antenas, proposto pelo deputado. Tá bom..

PONTO FINAL

A poderosa NSA americana encontra qualquer um, menos o sinal d banda larga no Brasil.

__________________________

VIA CRUCIS

Não bastassem as demoradas reposições de bagagens das aéreas no Aeroporto JK, em Brasília, ontem havia uma fila de mais de 100 passageiros à espera de táxis pela manhã. A demora era até de 25 minutos.

contato@colunaesplanada.com.br