Coluna Esplanada

Briga com ministro veta volta de ex-diretora à Anatel

Leandro Mazzini

Será em vão a pajelança de dois caciques, os senadores Renan Calheiros e José Sarney, para que Emília Ribeiro retorne à Anatel como diretora na cota do PMDB.

Ela entrou na lista de veto eterno do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que fez chegar à presidente Dilma o que houve:

Tudo ia bem para a recondução dela à vaga, em Novembro, quando Emília rejeitou orientações do ministro, discutiu com ele e saiu pisando firme de seu gabinete.

Antes de Dilma, Sarney, o padrinho, recebeu o telefonema do petista: Ela não foi bem na entrevista de emprego.

A bancada do PMDB no Congresso ainda tenta ressuscitar seu nome, mas soube da história. A vaga de Emília é ocupada interinamente por Roberto Martins.

Sarney lamentou. Bernardo cravou para ele: ‘Ela não entendeu que era uma entrevista de emprego’. A candidata pensava que, com os padrinhos, já estava reconduzida.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________

DIRCEU & OAB

Um atento advogado lembrou: condenado pelo Supremo, o ex-ministro José Dirceu mantém a sua carteirinha de advogado da OAB.

PALMADAS NELES!

O presidente da CCJ da Câmara avalizou acordo de deputados ontem na comissão para dar geladeira, na pauta, de 20 dias à Lei das Palmadas. É o prazo que esperam para que PGR e AGU se manifestem para que o ministro do STF Luiz Fux, relator, decida-se ou não pelo mandado de segurança em liminar para suspender a polêmica tramitação. Há semanas a pauta é derrubada por deputados contrários ao avanço da proposta terminativa. Décio Lima, presidente da CCJ, desabafou para os colegas sobre a dor de cabeça: ‘Minha esposa é contra a lei e quer me dar umas palmadas’..

CARTOLA

Chefão do Cruzeiro em BH, o senador Zezé Perrela (PDT) investe em times menores. Montou um Nacional de Nova Serrana, com estádio em Muriaé, a centenas de quilômetros, para que o desfile de craques na 1ª Divisão lhe renda boas vendas.

Zezé Perrela diz que não negocia jogador nem montou time em Minas para a 1ª Divisão. Diz que alguém ''está querendo se promover às minhas custas''. O Nacional é de Nova Serrana, reduto eleitoral seu e de seu filho, deputado estadual.

COLISÃO OU ALIANÇA

O PDT realiza seu Congresso em Brasília esta semana. É cedo para decidir rumos sobre 2014, mas o presidente Carlos Lupi, que roda o país, vai sinalizar uma via.

O PAPA DE CAMAROTTI

Gerson Camarotti, autor da entrevista histórica com o Papa Francisco, lança Segredos do Conclave (Geração) dia 3 de Setembro na Cultura do Casa Park, em Brasília.

PARAGUAI S.A.

O presidente cigarreiro do Paraguai, Horácio Cartes, fará um governo neoliberal, mostra plano de 17 páginas que chegou à coluna. Deu poderes totais ao ministro da Fazenda, que será seu único elo com o Congresso, e pediu prioridade na lei APP (a nossa PPP). Cartes quer investir no social, mote de Lula & Dilma. Também anunciou medidas de austeridade como congelamento de salários de cargos públicos e corte de gastos correntes; desburocratização administrativa; e geração de 120 mil empregos/ano.

FESTA NA NAVONA

A Embratur fará da bela Piazza Navona, onde fica a Embaixada do Brasil em Roma, uma grande festa Junina (apesar de Agosto). Explica-se: é ação afirmativa para divulgar a tradicional festa que ocorrerá no período da Copa de 2014 no Brasil. A Vivência Brasileira na Navona é apenas uma de série que começará para mostrar o folclore regional do Brasil, a fim de chamar os turistas para o país. Haverá exposição sobre manifestações culturais e a Embratur servirá cardápio de pratos típicos.

FAB EM ALERTA

Enquanto caças da FAB apodrecem, a Venezuela, com dezenas do avião russo Sukhoi, tem o maior poder aéreo do continente. Se Nicolas Maduro pirar, ataca fácil. Ele diz que anda conversando com Chávez, a quem já chamou de Cristo reencarnado.

A ROTA K

Conta leitor direto da Argentina: A Justiça está de olho em viagens de Cristina Kirchner a um arquipélago no Oceano Índico, onde teria escondido a fortuna suspeita da família.

_________________

contato@colunaesplanada.com.br