Coluna Esplanada

Avança projeto que prevê recompensa para quem denunciar corrupção

Leandro Mazzini

Exatos dois anos depois de apresentado na Câmara pelo deputado Manato (PDT-ES), o deputado Policarpo (PT-DF) deu parecer favorável na Comissão de Trabalho ao projeto que dá recompensa de até R$ 60 mil a quem denunciar com provas casos de corrupção com verba pública.

Mas pode ser um tiro no pé: não prevê o caráter moral do denunciante. Ou seja, se algum traidor do bando entregar o esquema, além de ganhar imunidade judicial embolsa parte da grana que roubaria – ou roubou.

O Programa Federal de Recompensa e Combate à Corrupção prevê criação de um fundo para receber o dinheiro – o que já faz a AGU em ações a favor da União.

O projeto é terminativo (não vai a plenário) e precisa passar por mais duas comissões – Finanças & Tributação e CCJ. Mas dificilmente será aprovada, dizem parlamentares.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________

2014 NA PORTA

O PSD perdeu dois deputados mas ganhou um ontem. Urzeni Rocha (RR) saiu do PSDB e assinou ficha de filiação. O partido de Kassab é a quarta bancada da Casa.

CRISE EVANGÉLICA

Queridinho dos conservadores e cristãos, o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP) comprou uma briga com os próprios colegas admiradores. Causaram muito desconforto as declarações dele, de que a bancada evangélica era ‘covarde’, porque ele ‘apanha sozinho’ (da opinião pública), por suas posições ideológicas. Quando Feliciano ensaiou mais protestos de vítima, os deputados da bancada o lembraram que o pastor só se manteve na presidência da Comissão de Direitos Humanos porque eles o defenderam.

HUM..AÍ TEM

A Empresa Brasileira de Projetos (EBP), consórcio de vários bancos, está na mira da oposição no Congresso. Recebeu, sem licitação, R$ 40 milhões para o projeto de licitação de rodovias. Sem técnicos, subcontratou a estrangeira Louis Berger.

ALDO & SENADO

Aldo Rebelo, ministro dos Esportes, vai se desincompatibilizar do cargo até Fevereiro. O PCdoB pretende lançá-lo candidato ao Senado por São Paulo.

CÉU DESGUARNECIDO

Os pilotos da FAB estão preocupados com a aposentadoria dos Mirage na base de Anápolis (GO). Ele tem o dobro da autonomia de voo dos americanos F-5, que vão substituir os franceses. O raio de ação é curto e precisam de reabastecimento constante.

COISA DE COMADRE

O Chanceler Antonio Patriota vai hoje à Câmara em audiência prestar esclarecimentos sobre a posição do Itamaraty com a espionagem americana. Deputados acham que Patriota, amigo da ex-secretária de Estado Hillary Clinton, foi brando na nota oficial.

GARANHÃO..

Ao ouvir ontem, na Comissão de Direitos Humanos, sugestão de convite para o deputado homossexual Jean Wyllys debater problema da prostituição infantil, Bolsonaro (PP-RJ) soltou, gargalhando: ‘Deixa que trago, ele é apaixonado por mim’.

ENTREVISTAS IMAGINÁRIAS

Luiz Orlando Carneiro, 55 anos de Jornalismo e de JB, craque em Jazz e na cobertura do Judiciário, lançou para amigos o livro “Entrevistas Imaginárias” com grandes autores da literatura. Fez tanto sucesso que o editor o cobra a lançar nas livrarias. LuizOC é admirado no STF pelo talento e humildade. Nos 50 de jornalismo, foi surpreendido num ‘Parabéns pra você’ no comitê. Estavam lá todos os ministros.

FORA DOS TRILHOS

Além de SP e MG, a Siemens e a Alstom estão na mira de investigações de contratos também na Eletronorte, com Ademar Palocci, e Itaipu, com Jorge Samek.