Coluna Esplanada

Após a “Cura gay”, Câmara debate a Guerra do Sexo

Leandro Mazzini

Enquanto avança na Câmara o debate da proposta de regulamentação da profissão de prostituta, sob comando do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), a bancada cristã prepara a retaliação.

O deputado evangélico João Campos (PSDB-GO), o mesmo que apresentou a ‘Cura Gay’, faz lobby pela celeridade da tramitação do PL 377 de 2011, que pune quem contratar pessoas para prostituição.

O projeto já está na Comissão de Constituição e Justiça, com relatoria de Marcos Rogério (PDT-RO).

A bancada evangélica distribuiu o DVD ‘Nefarious – O mercado de almas’, sobre tráfico de mulheres para a prostituição. Esperam o caos se aprovada a regulamentação.

Acostumado ao 'bullying político', homossexual assumido, Jean Wyllys não se faz de vítima nem se dá por vencido. Conseguiu apoio suprapartidário para manter o debate.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

______________________

SEGURANÇA DE SARNEY

Em tempos de BBB no mundo inteiro, que envolve todas as tecnologias, esperto é o veterano senador José Sarney (PMDB-AP). Seus comunicados mais importantes e sigilosos são escritos à mão, e entregues aos interlocutores políticos e do Judiciário pelo deputado Chiquinho Escórcio (PMDB-MA).

OS MONARQUISTAS

Será lançado dia 9 de Novembro, na Câmara Municipal de SP, o Real Democracia Parlamentar (RDP), ‘o partido parlamentarista com ideias monarquistas’. Tem apoio discreto de herdeiros da família real no Brasil.

BRECHA DO MERCOSUL

A Subcomissão de Combate à Cartelização do Agronegócio no Brasil aprovou ontem seu plano de trabalho. Em sigilo, os deputados miram triangulação de negócios de multinacionais que vendem para o Brasil através da Argentina, para driblar impostos.

BRASIL DAS ÁGUAS

A Agência Nacional de Águas divulgará, em breve, um dado interessante. O Brasil irriga 5,8 milhões de hectares para lavouras, com obras de transposições e cisternas.

COFRE DA FIFA

A FIFA, que suga tudo do Brasil, encontrou páreo duro no Senado. A Comissão de Educação e Esporte barrou isenção de ISS para a entidade. A bola agora está com a Comissão de Assuntos Econômicos. Dos dois lados, já estão todos em ‘campo’.

POLÊMICA

O relator Carlos Alberto (PMN-RJ) deu parecer contrário, na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, a projeto que prevê desoneração de 20% na folha de pagamento para quem empregar 10% de negros em seus quadros. A dúvida é: e a qualificação?

APOSENTADORIA$

Já virou mania entre políticos aliados do Executivo e Legislativo o presente para deputados importantes e fiéis: vaga vitalícia em tribunais de contas de municípios e estados. O próximo será Paulo Melo (PMDB), presidente da Assembleia do Rio.

BRASIL LÁ FORA

Dia 5 de setembro, São Petersburgo abre a cúpula do G20. Na véspera, haverá palestra de economistas internacionais, entre eles o brasileiro Marcos Troyjo.

HERANÇA MAIS FÁCIL

A CCJ da Câmara aprovou projeto que dá acesso a contas e arquivos digitais de pessoas falecidas aos herdeiros de direito. Parece bobo, mas quebra uma burocracia infindável.

contato@colunaesplanada.com.br